Show simple item record

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorÁvila, Mariza dept_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:36:17Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234802pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso investiga de que forma as ações culturais voltadas para leitura, apresentadas pelas bibliotecas públicas, podem desenvolver o letramento como agente de transformação social na comunidade. Apresenta como objetivo geral avaliar as práticas culturais realizadas em duas bibliotecas públicas brasileiras, quanto à contribuição para a transformação social nas comunidades atendidas. Os três objetivos específicos constituem: identificar as atividades culturais voltadas para leitura que as bibliotecas públicas desenvolvem para a comunidade; analisar as características das atividades em consonância com o acesso da comunidade às ações culturais de leitura e avaliar as possíveis contribuições da promoção de letramento nas comunidades atendidas. Aborda a metodologia utilizada no estudo, sendo de natureza básica, qualitativa, estudo exploratório e utiliza como procedimento a pesquisa bibliográfica, levantamentos de dados e estudo de caso nas Bibliotecas Públicas Municipais Sandálio dos Santos e Fernandes Bastos. Para responder ao problema da investigação foi realizada uma entrevista com as bibliotecárias responsáveis pelas bibliotecas selecionadas. Este estudo discorre definições pertinentes ao tema abordado como: literatura, letramento, biblioteca pública, comunidade e ação cultural. Destaca a necessidade de incentivo à leitura, a importância da leitura para a comunidade e a efetividade das políticas públicas no fomento da leitura. Relaciona a Biblioteconomia às questões sociais na atuação profissional do bibliotecário e a mediação de leitura. Menciona as missões da biblioteca pública relacionadas às ações culturais, a promoção da leitura e a sua contribuição para a transformação social da comunidade. Descreve um breve histórico sobre as bibliotecas selecionadas para o estudo. Apresenta duas bibliotecárias das referidas bibliotecas que são os sujeitos deste estudo. Expõe a coleta de dados e aponta a análise dos dados e os resultados obtidos. Finaliza com as considerações finais, respondendo ao problema referido no estudo, considerando o objetivo geral e os objetivos específicos. A partir disso, conclui-se que as ações culturais mediadas pela literatura, letramento e leitura estão diretamente vinculadas ao estímulo de leitores e às competências nos aspectos culturais e sociais à comunidade, transformando vidas e construindo cidadania.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate how the cultural actions focused on reading, presented by public libraries, can develop literacy as an agent of social transformation in the community. Its general objective is to evaluate the cultural practices carried out in two Brazilian public libraries, regarding the contribution to social transformation in the communities served. The three specific objectives constitute: identify cultural reading activities which public libraries develop for the community; analyze characteristics of the activities in line with community access to cultural reading actions and evaluate the possible contributions of promoting literacy in the communities served. For this purpose, the methodology used in this study, which is of basic nature, is qualitative approach and exploratory study. For that, the study approaches the use of bibliographic research, data collection and case study in the Public Libraries Sandálio dos Santos and Fernandes Bastos. To answer the research problem, an interview was conducted with the librarians responsible for the selected libraries. This study discusses definitions relevant to the topic discussed, such as: literature, literacy, public library, community and cultural action. It highlights the need to encourage reading, the importance of reading for the community and the effectiveness of public policies in promoting reading. It relates Librarianship to social issues in the professional performance of librarians and reading mediation. It mentions public library missions related to cultural actions, the promotion of reading and its contribution to social transformation of the community. It describes a brief background on the selected libraries for the study. It features two librarians who work in the libraries which were studied. It reports data collection and points out the data analysis and the obtained results. It ends with closing remarks that answer the problem mentioned in the study, considering its general and specific objectives. From this, it is concluded that the cultural actions mediated by literature, literacy and reading are directly linked to the encouragement of readers and competencies in the cultural and social aspects to the community, transforming lives and building citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAção culturalpt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectReading encouragementen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectPublic libraryen
dc.subjectCultural actionen
dc.titleAções culturais em bibliotecas públicas mediadas pela literatura, letramento e leitura como agentes de transformação socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMelo, Camila Alves dept_BR
dc.identifier.nrb001136488pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record