Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorTrindade, Estêvão Luís da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:36:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234823pt_BR
dc.description.abstractAborda o tema sobre a utilização das histórias em quadrinhos como ferramentas incentivadoras para a leitura e o aprendizado de crianças e adolescentes. Discute sobre a importância do desenvolvimento da leitura e da escrita. Aponta os níveis e fases de leitura desde a primeira infância até a adolescência. Destaca as diferentes compreensões sobre adolescência em diferentes culturas. Apresenta como as histórias em quadrinhos se originaram e se tornaram o que são hoje. Analisa dois artigos que apresentam pesquisas sobre as histórias em quadrinhos aplicadas na educação através de atividades pedagógicas. O primeiro artigo busca compreender como é feito o incentivo à leitura por meio das histórias em quadrinhos em uma escola no estado do Mato Grosso, aplicando questionários a duas professoras e a quatro alunos do quarto ano. O segundo artigo busca compreender a realidade de três escolas da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará para verificar de que maneira as histórias em quadrinhos tem importância no incentivo à leitura das crianças. Objetivo deste trabalho é verificar de que forma o uso das histórias em quadrinhos incentivam à leitura e o aprendizado das crianças e dos adolescentes, identificando na literatura formas pelas quais as histórias em quadrinhos podem auxiliar à leitura e o aprendizado, além de verificar como é feito o seu uso como ferramentas de práticas pedagógicas, e analisa as percepções das crianças no uso das histórias em quadrinhos em atividades escolares.pt_BR
dc.description.abstractIt addresses the topic of the use of comic books as encouraging tools for children and teenagers to read and learn. Discuss the importance of developing reading and writing. It points out the levels and stages of reading from early childhood to adolescence. It highlights the different understandings of adolescence in different cultures. It presents how comic books originated and became what they are today. It analyzes two articles that present research on comic books applied in education through pedagogical activities. The first article seeks to understand how reading is encouraged through comic books in a school in the state of Mato Grosso, applying questionnaires to two teachers and four fourth-year students. The second article seeks to understand the reality of three schools in the city of Fortaleza, in the state of Ceará to verify how comic books are important in encouraging children to read. The objective of this work is to verify how the use of comic books encourage children and adolescents to read and learn, identifying in the literature ways in which comic books can help reading and learning, in addition to verifying how it is done their use as tools for pedagogical practices, and analyzes the perceptions of children in the use of comic books in school activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComicsen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectEducationen
dc.subjectLibrarianshipen
dc.titleO uso de histórias em quadrinhos como forma de incentivo à leitura e ao aprendizado de crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136483pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem