Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHofstaetter, Andreapt_BR
dc.contributor.authorKrummenauer, Carinept_BR
dc.date.accessioned2022-02-26T04:57:19Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235534pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute sobre as possibilidades e as dificuldades da utilização, pelo professor de artes visuais, de obras que possam ser consideradas controversas. A pesquisa se iniciou pela busca bibliográfica de conceitos e debates teóricos sobre o assunto. Em seguida, foi realizada pesquisa qualitativa sobre a visão de professores de artes visuais da rede pública e privada, através de formulário eletrônico, com perguntas direcionadas à compreensão das diferentes questões envolvidas no uso de obras controversas em sala de aula no contexto brasileiro atual. A partir das respostas dos participantes e do estudo do referencial teórico, busco tecer uma reflexão sobre os diferentes aspectos envolvidos na decisão sobre a abordagem de obras e temáticas potencialmente controversas, considerando diferentes contextos escolares, assim como sobre o papel do professor, sua autonomia e responsabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research discusses the possibilities and difficulties of the use, by the visual arts teacher, of works that can be considered controversial. The research began with a bibliographic search for concepts and theoretical debates on the subject. Then, qualitative research was carried out on the view of visual arts teachers from public and private schools, using an electronic form, with questions aimed at understanding the different issues involved in the use of controversial works in the classroom in the current Brazilian context. Based on the collaborators' responses and the study of the theoretical framework, I seek to reflect on the different aspects involved in the decision to approach potentially controversial works and themes, considering different school contexts, as well as on the role of the teacher, their autonomy and responsibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtes visuais : Ensinopt_BR
dc.subjectVisual arts educationen
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectControversial worksen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectOffenseen
dc.subjectCensorshipen
dc.subjectContemporary arten
dc.titleEnsino de artes visuais e obras controversaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137550pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples