Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorTrindade, Rafael Gorskipt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T04:46:42Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236001pt_BR
dc.description.abstractO tema desta dissertação é sobre a Educação Política com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola de Porto Alegre/RS. A atividade com os alunos foi desenvolvida ao longo do Projeto Paideia e da busca do lugar do Ensino de História para o desenvolvimento de habilidades importantes para a educação do cidadão. O trabalho também versa sobre a prática docente e as reflexões sobre a atuação do professor autor do Projeto e deste trabalho como propõe Ana Zavala (2015). A metodologia consiste em: a) uma análise do histórico do Projeto Paideia na escola; b) reestruturação e reescrita do Projeto Paideia para o ano de 2020; c) aplicação do projeto e análise da produção dos estudantes. A proposta se alinha ao entendimento de Joan Pagès, que diz que a educação para a democracia, como exposto por Maria Benevides (1996), é realizada com um caráter ativo e de intervenção social. As atividades exploraram os conceitos de democracia e cidadania, explorando-os historicamente, com aulas expositivas e oficinas. Para aprofundá-los, os estudantes organizaram uma eleição para Presidente da Escola, momento em que refletiram e propuseram soluções para o contexto escolar. O Projeto precisou ser alterado em decorrência da pandemia de COVID-19, sendo reorganizado para um contexto de atividades à distância. Como conclusões, a relação da história para a educação política pode não ser evidente aos alunos, no entanto, é possível perceber que operam com passado, presente e futuro, tanto nas propostas quanto nos questionamentos e na avaliação que fizeram sobre o projeto. O Projeto Paideia reestruturado foi incorporado no currículo da escola para futuras edições.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is about Political Education with Elementary School students in a school in Porto Alegre/RS. The activity with the students was developed during the Paideia Project and the search for a place in the Teaching of History for the development of skills that are important for the education of citizens. The work also deals with teaching practice and reflections on the role of the teacher who authored the Project and this work, as proposed by Zavala (2015). The methodology consists of a) an analysis of the history of the Paideia Project at school; b) restructuring and rewriting of the Paideia Project for the year 2020; c) application of the project and analysis of student production. The proposal is in line with Pagès' understanding that education for democracy, as explained by Benevides (1996), should be carried out with an active character and social intervention. The activities explored the concepts of democracy and citizenship, exploring them historically, with expository classes, workshops and to deepen them, the students organized an election for the President of the School, a moment in which they reflected and proposed solutions for the school context. The Project had to be changed as a result of the COVID-19 pandemic, being reorganized for a context of distance activities. In conclusion, the relationship of history to political education may not be evident to students, however, it is possible to see that they operate with the past, present and future, both in the proposals and in the questions and evaluations they made about the project. The restructured Paideia Project was incorporated into the school's curriculum for future editions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory Teachingen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPolitical Educationen
dc.subjectEducação políticapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.titleProjeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138351pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples