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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Paulo Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorFernandes, Grasieli De Mourapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T04:46:48Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236012pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo geral compreender como a educação permanente, como conceito chave, atua na prevenção da lesão por pressão em um hospital de médio porte da cidade de Porto Alegre/RS. Partimos dos pressupostos de que não existe um saber ou uma cultura melhor do que a outra, mas saberes, culturas e realidades complementares e inter-relacionadas, e de que a educação permanente pode ser a estratégia para a construção de um processo comunicativo que promova o diálogo e a materialização dos saberes oriundos da prática. Nesse sentido, refletir sobre os saberes da prática assistencial no cotidiano pode contribuir para uma visão mais integrada da assistência a ser prestada à comunidade. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, que pode ser caracterizado como pesquisa-intervenção. Foram analisadas as práticas de 24 profissionais envolvidos no seu cotidiano de trabalho, com foco na assistência ao paciente com risco de lesão por pressão. Os dados foram analisados com base nos fundamentos da análise do discurso. A partir dos resultados obtidos, buscou-se identificar os aspectos da educação permanente que podem qualificar e orientar os saberes da equipe interdisciplinar, considerando a subjetividade dos participantes, a fim de promover a mudança de práticas curativistas para práticas educativas, que venham ao encontro à prevenção das lesões por pressão.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand how permanent education, as a key concept, acts in the prevention of pressure injuries in a medium-sized hospital in the city of Porto Alegre/RS. We assume that there is no knowledge or culture better than the other, but complementary and interrelated knowledge, cultures, realities, and that continued education can be the strategy for building a communicative process that promotes dialogue and the materialization of knowledge from practice. In this sense, reflecting on the knowledge of daily care practice can build a more integrated view of the care to be provided to the community. It is a case study, exploratory in character, with a qualitative approach, which can be characterized as intervention research. This study analyzed the practices of 24 professionals involved in their daily work with care for patients at risk of pressure injury. Data were analyzed based on the fundamentals of discourse analysis and, based on the results obtained, we sought to identify aspects of continued education that can qualify and guide the knowledge of the interdisciplinary team, considering the subjectivity of the participants, in order to promote change in curative practices for educational ones, which come to the prevention of pressure injuries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPermanent educationen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectPrevention of pressure injuriesen
dc.titleEducação permanente : um propósito pedagógico necessário! : estudo de caso sobre lesão por pressão com profissionais do cuidado assistêncialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138065pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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