Show simple item record

dc.contributor.advisorGarcia, Sandro Ruduitpt_BR
dc.contributor.authorSouza Júnior, Robson Rocha dept_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T04:35:50Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236108pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem o propósito de analisar como a governança inovativa, formada pela articulação entre a intervenção estratégica do Estado no processo inovativo e o planejamento estratégico das empresas, interfere nas competências inovativas de esforço e de desempenho das empresas. A pesquisa discute o suposto mais geral de que quanto mais arrojada e transformadora for a governança inovativa, tanto maior tende a ser o efeito positivo no conjunto das competências inovativas das empresas fomentadas. O contexto empírico da análise se refere à parceria formada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) com quatro empresas do setor de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (SSTI) no âmbito do Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (Prosoft) (1997-2017): TOTVS, Linx, Sinqia e Liq. Logo, o estudo tem o objetivo mais preciso de analisar como a governança inovativa entre a intervenção estratégica adotada pelo BNDES no Prosoft e o planejamento estratégico daquelas quatro empresas (TOTVS, Linx, Sinqia e Liq) interferiu na competência inovativa das empresas. Para tanto, foi fundamental: a) descrever e analisar o tipo de intervenção estratégica adotado pelo BNDES no Prosoft; b) analisar o tipo de planejamento estratégico que as empresas beneficiadas pelo BNDES no Prosoft adotaram na organização de suas competências inovativas; c) analisar a variação das competências inovativas das empresas beneficiadas a partir de sua relação com o BNDES no Prosoft; d) contrastar e tipificar os diferentes resultados verificados na variação das competências inovativas das empresas beneficiadas pelo BNDES no Prosoft. O modelo de análise que orientou a investigação foi construído a partir de um debate teórico que levou em consideração uma série de contribuições que analisaram o papel do Estado e das empresas no processo inovativo, o que colocou em relevo a importância dessas duas formas de gestão, sobretudo em Sistemas de Inovação em estágio de consolidação, como é o caso do setor de SSTI no Brasil. A pesquisa tem caráter longitudinal, foi construída a partir de fontes secundárias (documentos do BNDES e das quatro empresas analisadas, bem como entrevistas realizadas por seus gestores na imprensa) e fontes primárias (entrevistas com funcionários das empresas analisadas) e adotou, como procedimento analítico, tanto a análise de conteúdo, quanto a estatística descritiva. Apesar de as empresas terem acessado o mesmo programa de fomento, constatou-se que essas empresas apresentaram respostas variadas em função de seu planejamento estratégico e das competências inovativas consolidadas em sua trajetória no setor de SSTI nacional, o que lhes permitiu acessar com maior ou menor qualificação as oportunidades do Prosoft e incrementar, quantitativa e qualitativamente, suas competências inovativas de esforço. No que se refere às competências inovativas de desempenho, não foi possível detectar a mesma relação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the innovative governance, formed by the articulation between the strategic intervention of the State in the innovative process and the strategic planning oh the companies, interferes in the innovative competences of effort and performance of the companies. The research assumes that the bolder and transformer is the innovative governance, bigger tends to be the positive effect on the set of the competences of the fostered companies. The empirical context of the analysis refers to the partnership formed by the Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) and four companies of the Software and Information Technology Service Industry (S&ITS) under the Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (Prosoft) (1997-2017): TOTVS, Linx, Sinqia e Liq. Therefore, the study has the most precise objective of analyzing how the innovative governance between the strategic intervention adopted by the BNDES in Prosoft and the strategic planning of those four companies (TOTVS, Linx, Sinqia e Liq) has interfered in the innovative competences of the companies. For that, it was fundamental: a) to describe and to analyze the type of strategic intervention adopted by BNDES in Prosoft; b) to analyze the type of strategic planning that the fostered companies have adopted in the organization of their innovative competences; c) to analyze the variation of the innovative competences of the fostered companies from their relation with BNDES in Prosoft; d) to contrast and to typify the different results recorded in the variation of the innovative competences of the fostered companies by the BNDES in Prosoft. The analyzes model that directed the investigation was built from a theoretical debate that has taken into account a range of contributions that have analyzed the role of the State and of the companies in the innovative process, which has highlighted the importance of these two forms of management, especially in Innovation Systems in consolidation stage, as is the case of the S&ITS Industry in Brazil. The research is longitudinal, was built from secondary (documents of BNDES and of the four companies analyzed, as well as interview of their managers in the press) and primary (interviews with employees of the companies analyzed) sources, and has adopted, as analytical procedure, both the content analyze and the descriptive statistic. Although the companies have accessed the same fostered program, it was found that these companies present different replies in order to their strategic planning and to the innovative competencies consolidated in their path in the national S&ITS Industry, which allowed them to access Prosoft opportunities in a more or less qualified way, and increment, in quantitative and qualitative terms, their innovative competences of effort. In relation to the innovative competences of performance, was not possible to detect the same relation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBanco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectBNDESen
dc.subjectProsoftpt_BR
dc.subjectSoftware and Information Technology Service Industryen
dc.subjectEconomic Sociologyen
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInnovation Studiesen
dc.subjectSociologia econômicapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleGovernança inovativa : a relação estado-empresas na implementação do prosoft pelo BNDESpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001138608pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record