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dc.contributor.advisorFrizzo, Giana Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Maíra Lopespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T04:35:54Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236113pt_BR
dc.description.abstractO uso de mídias digitais na primeira infância tem se tornado frequente e acontecido cada vez mais cedo. Pesquisas anteriores mostraram que esse uso está associado a desfechos adversos no desenvolvimento infantil. Apesar de muitos estudos terem dedicado-se ao fenômeno, em geral, avaliaram apenas o tempo de tela da criança e a partir de análises estatísticas lineares. Ainda, embora intervenções sobre o tema sejam frequentes na literatura científica internacional, no contexto brasileiro não foi encontrado nenhum estudo de intervenção sobre esse uso. De acordo com essas lacunas, essa tese objetivou investigar o uso de mídias digitais na primeira infância, seus impactos e variáveis associadas, e propor uma intervenção educativa referente a esse uso. Para isso, foram realizados três estudos. O primeiro estudo visou pesquisar quais os impactos da tecnointerferência, que são, as interrupções causadas pela tecnologia, para as relações familiares. A partir de uma revisão de escopo, os resultados mostraram que essas interrupções provocaram efeitos adversos para as relações conjugais e de interação mãe-bebê. No segundo estudo, buscou-se explorar a dinâmica e as associações não lineares entre o uso de mídias digitais na primeira infância com os sintomas de transtornos mentais comuns, orientação sobre tempo de tela por profissionais de saúde e variáveis sociodemográficas a partir de uma perspectiva desenvolvimental. Os dados foram analisados por meio de análise de rede, estratificada em três grupos de acordo com a faixa etária da criança, e mostraram padrões e variações desse uso dos 0 aos 36 meses da criança. Conforme os resultados dos estudos anteriores, o último estudo apresenta o estudo-piloto de uma intervenção educativa sobre o uso de mídias digitais na primeira infância. Os participantes foram 16 profissionais da saúde e educação. Os dados foram analisados pelo teste de Wilcoxon e mostraram altas pontuações reportadas na satisfação com a participação (M = 52,6; DP = 2,50) de um total de 55 pontos e diferença estatisticamente significativas no conteúdo aprendido antes e depois da intervenção (p = 0,007) com um efeito de tamanho elevado (r = 0,67). Por fim, acredita-se que essa tese contribui para a área ao apresentar dois estudos inéditos, com dados que podem colaborar para a prática profissional e para o planejamento de intervenções, e também ao propor uma intervenção baseada em evidências científicas.pt_BR
dc.description.abstractThe use of digital media in early childhood has become frequent. Previous research has shown that this use is associated with adverse child developmental outcomes. Although many studies have been dedicated to the phenomenon, in general, they only evaluated the child's screen time and are based on linear statistical analyses. Also, although interventions on the subject are frequent in the international scientific literature, in the Brazilian context, we found any intervention that addressed this subject. To address these gaps, this dissertation aimed to investigate the use of digital media in early childhood, its impacts and associated variables, and to propose an educational intervention regarding this use. Three studies were carried out. The first study aimed to investigate the impacts of tecnointerferência, the interruptions caused by technology, for family relationships. By means of a scoping review, the results showed that these interruptions caused adverse effects on marital relationships and mother-infant interaction. In the second study, we sought to explore the dynamics and non-linear associations between the use of digital media in early childhood with the symptoms of common mental disorders, orientation on screen time by health professionals and sociodemographic variables. Data were analyzed using network analysis, stratified into three groups according to the child's age group, and the results showed patterns and variations in this use from 0 to 36 months of age. Based on the results of previous studies, the last study reports a pilot study of an educational intervention on the use of digital media in early childhood. Participants were 16 health and education professionals. Data were analyzed using the Wilcoxon test and showed high scores reported in satisfaction with participation (M = 52.6; SD = 2.50) out of a total of 55 points. The results also showed a statistically significant difference in content learned before and after the intervention (p = 0.007) with a large size effect (r = 0.67). Finally, this thesis contributes to the area by presenting two studies, with data that can contribute to professional practice and to address interventions, and also by proposing an intervention based on scientific evidence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectEarly childhooden
dc.subjectFamilyen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectIntervenção psicológicapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleO uso de mídias digitais na primeira infância : tecnointerferência, variáveis associadas ao uso e proposta de intervençãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.identifier.nrb001138454pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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