Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, André Luiz dos Santospt_BR
dc.contributor.authorTochetto, Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T04:37:40Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236157pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender as condições de emergência do curso Pimp My Drag em Porto Alegre, descrevendo como os produtores de lazer queer da cidade produzem e colocam em circulação concepções acerca de racionalidades drag. Para isto, realizei uma entrevista semiestruturada com a drag queen Cassandra Calabouço, fundadora do curso, e a análise desta se deu através de uma pesquisa teórica fundamentada em teorias pós-críticas que tocam as categorias de currículo, lazer, gênero e identidades drag queen. O texto se estrutura em capítulos inspirados no Baile de Formatura da sexta edição do Pimp My Drag, do qual participei, e com isto foi possível perceber que a arte drag como entendemos hoje tem uma grande divulgação no Brasil a partir de 1980 com o quadro Show de Calouros, grande influenciador para o início da carreira de Cassandra, e também do reality show Rupaul’s Drag Race, em 2014, que trouxe uma nova geração de drags pelo Brasil inteiro. Ao perceber esta nova onda de personas na cidade, Cassandra sente, em parceria com o diretor do grupo de dança Macarenando, Diego Mac, que é possível a emergência deste curso de experimentação da arte drag, com seu currículo voltado para a troca de experiências e vivências de consciência corporal. São produzidas, então, novas formas de consumir e produzir os lazeres LGBTIA+ na cidade de Porto Alegre através de um modo de ser drag queen.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to understand the emergence conditions of the workshop Pimp My Drag in Porto Alegre, describing how the queer leisure producers of the city put in motion conceptions about the drag racionalities. For this to happen, I made a half- structured interview with the founder of the workshop, the drag queen Cassandra Calabouço, analyzing it through a theorical research based on post-critics studies of curriculum, leisure, gender and drag queen identities. The text is structured in chapters inspired by the Graduation Ball of the sixth edition of Pimp My Drag, in which I participated, and with that it was possible to understand that the art of drag as we understand it nowadays has a huge disclosure in Brasil in the 1980s with the television program Show de Calouros, an influencer of the beggining of Cassandra's career, and also from the reality show Rupaul's Drag Race, in 2014, which brought a whole new generation of drag throughout the brazilian territory. By perceiving this new wave of personas in the city, Cassandra feels, in partnership with de director of the dance group Macarenando, Diego Mac, that the emergence of this drag art experimentation workshop is possible, with its curriculum emphasizing the exchange of experiences and knowledge of body awareness. New ways of consuming and producing the LGBTIA+ leisures are produced in the city of Porto Alegre through a way of understing drag.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDragen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectDrag queenpt_BR
dc.subjectLeisureen
dc.titleIdentidades drag e currículo : a emergência do curso Pimp My Drag e sua influência no lazer LGBTIA+ de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138503pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples