Show simple item record

dc.contributor.authorMolzahn, Anitapt_BR
dc.contributor.authorMacDonald, Marjoriept_BR
dc.contributor.authorBanister, Elizabethpt_BR
dc.contributor.authorSheilds, Laurenept_BR
dc.contributor.authorStarzomski, Rosaliept_BR
dc.contributor.authorBrown, Marilynpt_BR
dc.contributor.authorGamroth, Luciapt_BR
dc.contributor.authorPaskulin, Lisiane Manganelli Girardipt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Denise Tolfopt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:34Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23645pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, os autores partilham suas experiências na pós-graduação em Enfermagem no Canadá e Brasil oferecidas por meio de aprendizagem distribuída (AD). Embora a AD seja freqüentemente objeto de críticas, a experiência dos autores tem sido de resultados positivos. No entanto, uma série de desafios e oportunidades é discutida, incluindo: flexibilidade do programa, possibilidade de oferecimento de cursos práticos à distância, necessidade de facilitar a interação professor/alunos, sobrecarga de trabalho dos docentes, preparo dos docentes para este tipo de atividade e apoio aos estudantes. Novas tecnologias que podem apoiar o desenvolvimento da AD são apresentadas. Apesar dos desafios identificados, os estudantes avaliam positivamente a AD e esforços tem sido feitos para assegurar, de modo inovativo e flexível, a excelência de programas de pós-graduação em enfermagem. Os autores argumentam que apesar dos desafios existentes, os programas de AD oferecem alta qualidade para o ensino de pós-graduação na área de enfermagem e atendem às necessidades de muitos enfermeiros.pt_BR
dc.description.abstractEn este artículo, los autores comparten sus experiencias de programas de postgrado de enfermería, ofrecidos en Canadá y Brasil, el aprendizaje distribuido (AD). Aunque el AD sea objeto de críticas, la experiencia de los autores ha demostrado resultados positivos del aprendizaje. Sin embargo, se han encontrado algunos retos y oportunidades: los relacionados con la flexibilidad del programa, la posibilidad de ofrecimiento de cursos prácticos a distancia, la necesidad de facilitar la interacción profesor/estudiante y apoyo a los estudiantes, la sobrecarga de trabajo del profesor y la necesidad de su preparación para esta actividad, Nuevas tecnologías que pueden apoyar el desarrollo del AD son presentadas. A pesar de los desafíos identificados, los estudiantes evaluaron positivamente el AD y se esforzaron para asegurar, de manera innovadora y flexible, la excelencia de postgrado en enfermería. Los autores sostienen que a pesar de los desafíos, los programas de postgrado con el AD ofrecen educación de alta calidad y cumple las necesidades de muchas enfermeras.es
dc.description.abstractIn this paper, the authors share their experience related to graduate nursing programs offered by distributed learning (DL) in Canada and Brazil. Although degrees offered by DL are often the subject of criticism, the authors’ experience has been that learning outcomes have been very good. Nevertheless, a number of challenges and opportunities have been encountered including those associated with flexibility of the program, delivering practice courses at a distance, facilitating interaction, faculty workload and preparation and student support, Newer technologies that may assist in this effort are identified. Despite the challenges encountered, students rate the program highly and ongoing efforts are underway to ensure excellence of such flexible innovative graduate programs in nursing. The authors argue that despite the challenges, DL programs offer high quality graduate education that meets the needs of many nurses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 755-761pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPós-graduação : Enfermagempt_BR
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEducation distanceen
dc.subjectEducation nursingen
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectGraduate.en
dc.subjectTecnología educacionales
dc.subjectEducación a distanciaes
dc.subjectEducación de postgrado en enfermeríaes
dc.titleChallenges and opportunities in graduate nursing education by distributed learning in Canada and Brazilpt_BR
dc.title.alternativeDesafios e oportunidades na educação de pós-graduação em enfermagem por aprendizagem distribuída no Canadá e Brasil pt
dc.title.alternativeRetos y oportunidades en la educación de postgrado en enfermería por aprendizaje distribuido en Canadá y Brasil es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000740288pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record