Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorKerkhoff, Luiza Lehmenpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T04:39:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236518pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal compreender os pensamentos e as hipóteses de alunos do 5 ano sobre as quatro operações básicas quando utilizam jogos digitais. A prática foi realizada com inspiração na Teoria de Piaget na qual as intervenções ocorridas durante os encontros são feitas a fim de compreender as ideias dos alunos, questionando-os sobre suas hipóteses e seus pensamentos, para desvendar o que se revela por trás de suas ações. Desse modo, o professor torna-se orientador enquanto os alunos são ativos no processo de construção de seus conhecimentos. Quatro alunos participaram da pesquisa. A prática foi organizada em quatro encontros individuais e virtuais na qual os alunos exploraram dois aplicativos digitais propostos e, a partir da exploração desses aplicativos, foram feitas intervenções. Os resultados da pesquisa apontam que a prática auxiliou na compreensão das operações básicas pois, durante as intervenções feitas pela pesquisadora, os alunos necessitaram argumentar sobre suas ideias e, para isso, organizar seus pensamentos. Além disso, foi possível perceber que quando os estudantes já sabem o resultado da operação, eles possuem dificuldade para argumentar. Durante os encontros, foram identificadas três principais estratégias de resolução das operações propostas: contagem nos dedos, consulta da tabuada e uso do algoritmo. Também foram identificadas duas convenções nos pensamentos dos alunos: em relação ao 0 na multiplicação e sobre “pedir emprestado” na subtração, de modo que, conforme as falas dos estudantes, eles apenas sabem o que é necessário fazer, porém sem compreender o porquê. Com a exploração dos aplicativos e os argumentos dos alunos, foi possível perceber suas dificuldades e, a partir delas, seguir com novas intervenções. Os aplicativos foram importantes pois, a partir de sua exploração foi possível observar as ideias dos alunos e realizar as intervenções necessárias.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this work is to understand understand the thoughts and hypotheses of 5th graders about the four basic operations when using digital games. The practice was carried out based on Piaget's Theory, in which the interventions that took place during the meetings are made in order to understand the students' ideas, questioning them about their hypotheses and their thoughts. In this way, the teacher becomes an advisor while the students are active in the process of building their knowledge. Four students participated in the survey. The practice was organized into four individual and virtual meetings in which students explored two proposed digital applications and, based on their exploration, interventions were made. We concluded that the practice helped to understand the basic operations because, during the interventions made, the students needed to argue their ideas and, for that, organize their thoughts. Furthermore, it was possible to notice that when students already know the result of the operation, they have difficulty in arguing and solving it. During the meetings, three main strategies for solving the proposed operations were noted: counting fingers, consulting the tables and using the algorithm. Two conventions were also noted in the students' thoughts: in relation to 0 in multiplication and about “borrowing” in subtraction, so that, according to the students' statements, they only know what needs to be done, but without understanding why. With the exploration of the applications and the students' arguments, it was possible to perceive their difficulties and, based on them, continue with new interventions. The apps were important because, from their exploration, it was possible to observe the students' ideas and carry out the necessary interventions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMath operationsen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectAplicativos Webpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectDigital applicationsen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.titleConstrução do conhecimento matemático nos anos iniciais a partir de jogos e aplicativos digitais : um estudo com alunos do 5° anopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138910pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples