Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T04:44:54Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236580pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo analisa os discursos sobre as estatísticas educacionais em publicações que circularam nas décadas de 1930 e 1940. As fontes aqui mobilizadas foram elaboradas no Serviço de Estatística de Educação e Saúde, sob coordenação de Teixeira de Freitas, e no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, organizadas por Lourenço Filho. O foco deste artigo está na percepção da existência de diferentes apropriações das estatísticas escolares. O que se destaca é que os elementos evocados, os aspectos enfatizados e as interpretações feitas têm considerável vinculação com o que está em jogo nos campos em que cada autor se atrelava originalmente – como se pretende evidenciar pela análise empreendida.pt_BR
dc.description.abstractThe present article analyses the speeches on educational statistics released in publications which circulated in the decades of 1930 and 1940. The sources used hereby were produced in the Serviço de Estatística de Educação e Saúde, under the coordination of Teixeira de Freitas, and in the Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, organized by Lourenço Filho. The focus of this article is on perception of the existence of different appropriations for the educational statistical numbers. There is a considarable link between the aspects that are chosen to be mentioned in each case and the issues that are on the scene in the fields in which each author is initially attached to – as we intend to highlight by the analysis undertaken.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 511-526pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectEducational statisticsen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducational fielden
dc.titleCampo educacional e campo estatístico : diferentes apropriações dos números do ensinopt_BR
dc.title.alternativeEducational field and statistical field : different appropriations of numbers in educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000860857pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples