Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzopt_BR
dc.contributor.authorSloczinski, Danielpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T04:47:49Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236677pt_BR
dc.description.abstractEm um cenário econômico globalizado, a capacidade de inovar representa uma considerável vantagem competitiva (DUTRA, 2013). Um dos principais fatores que contribuem nesse processo de inovação é o engajamento voluntário dos colaboradores – algo que, por diferentes razões, sofre oscilações ao longo do tempo. Nesse contexto, a gamificação apresenta-se enquanto uma importante ferramenta cuja proposta é utilizar os elementos de jogos em um contexto de não-jogo para motivar as pessoas na realização de suas atividades (WU, 2011). Partindo dessa compreensão, o presente trabalho teve como objetivo verificar em um grupo de funcionários a influência no engajamento e na motivação como resultado da gamificação implantada em uma empresa de serviços de seguros. Primeiramente, foi construído e aplicado um questionário qualitativo semiestruturado a fim de levantar os elementos de jogos presentes nos sistemas, bem como os polos de motivação explorados. De posse desses dados iniciais, foi elaborado e aplicado um segundo questionário de caráter misto com o intuito de investigar os impactos da gamificação na motivação e engajamento dos funcionários. Ao analisar e discutir os resultados, foi constatado que cerca de 80% dos funcionários sentem-se mais motivados quando utilizam um modelo de gamificação durante suas atividades. A pesquisa também apontou que elementos vinculados à motivação intrínseca tiveram maior impacto no engajamento dos colaboradores quando comparados àqueles vinculados aos extrínsecos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectSetor de serviçospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleA influência da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores : um estudo de caso aplicado em uma empresa de serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104611pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples