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dc.contributor.advisorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.contributor.authorUber, Luísa Riethpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:38:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237376pt_BR
dc.description.abstractO acesso ao Ensino Superior no Brasil é regulado por sistemas de seleção, dentre eles o Exame Nacional do Ensino Médio. Cerca de 90% dos(as) participantes do Enem relataram que o ingresso em uma universidade era seu motivo de importância máxima para realização do exame. Esse acesso, porém, caracteriza-se como pouco democrático, uma vez que seleciona os(as) estudantes com os melhores desempenhos acadêmicos para ocuparem as escassas vagas nos cursos superiores e estes(as) são também aqueles(as) candidatos(as) mais privilegiados(as) socioeconomicamente. Visto que os e as estudantes de escolas públicas, de baixa renda, são injustamente prejudicados por esse sistema, este trabalho tem o objetivo de fornecer ferramentas para que os professores e as professoras de Biologia possam preparar melhor seus alunos e suas alunas para realizarem o exame e competirem por uma vaga na universidade. Para isso, é realizado um levantamento das habilidades e competências da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em especial aquelas mobilizadas pelas questões de Biologia, que foram mais cobradas pelos exames de 2016, 2017 e 2018. As habilidades H14, H18, H17, H8 e H15 foram as mais cobradas pelo exame, sendo que a frequência com que cada uma apareceu em cada ano é visivelmente distinta. Em seguida são analisadas as habilidades mais difíceis para os alunos e as alunas concluintes do Ensino Médio na rede pública estadual de Porto Alegre, realizadores(as) da prova nesses três anos, identificando aquelas em que eles(as) mais têm dificuldade de aprendizagem, a partir da taxa de erro de cada questão. As habilidades H8, a H10, a H3, a H14 e a H12 estavam presentes nas questões mais erradas pelos alunos e pelas alunas, todas com mais de 80% de taxa de erro. Por último são propostas metodologias de abordagem dessas habilidades em sala de aula, para que o ensino possa ser melhor direcionado às dificuldades dos alunos e das alunas. As sugestões se baseiam no ensino de competências e habilidades, focando na aprendizagem dos procedimentos como fim e nos objetos de conhecimento como meio, através da contextualização dos conteúdos curriculares e do incentivo ao pensamento crítico e ao questionamento. Este trabalho fornece subsídios para os professores e as professoras da rede interessados(as) em adaptar sua metodologia em sala de aula para focar nas dificuldades dos alunos e das alunas, objetivando a formação de cidadãos e cidadãs competentes e auxiliando-os(as) na preparação para seleção de ingresso ao Ensino Superior.pt_BR
dc.description.abstractAccess to higher education in Brazil is regulated by selection systems, including the Exame Nacional do Ensino Médio. About 90% of Enem participants reported that admission to a university was their most important reason for taking the exam. This access, however, is characterized as undemocratic, since it selects the students with the best academic performance to occupy the few places in higher education and these are also those most socioeconomically privileged candidates. Because low-income public school students are unfairly disadvantaged by this system, this paper aims to provide tools for biology teachers to better prepare their students to take the exam and compete for a place at university. To this end, a survey of the skills and competencies of the Natural Sciences and its Technologies exam, especially those mobilized by the Biology questions, which were most demanded by the 2016, 2017 and 2018 exams is performed. The skills H14, H18, H17, H8 and H15 were the most charged by the exam, and the frequency which each one of them appeared each year is noticeably different. Then, the most erroneous skills of 3rd year high school students in the Porto Alegre state public school, who take the test in these three years, are analyzed, identifying those in which they most have learning difficulties, based on the error rate of each question. Skills H8, H10, H3, H14 and H12 were the most wrong answered by students, all with more than 80% error rate. Finally, methodologies for addressing these skills in the classroom are proposed, so that teaching can be better focused on students' difficulties. The suggestions are based on the teaching of competences and skills, focusing on learning the procedures as an end and the objects of knowledge as means, through the contextualization of curriculum contents and the encouragement of critical thinking and questioning. This work provides subsidies for teachers interested in adapting their methodology in the classroom to focus on students' difficulties, aiming at the formation of competent citizens and assisting them in the preparation for the selection process of higher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBiology teachingen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectCompetenceen
dc.subjectSkillen
dc.titleA Biologia no ENEM : como podemos preparar melhor as(os) nossas(os) alunas(os)? Uma análise a partir das competências e habilidades no Exame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.identifier.nrb001130184pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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