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dc.contributor.advisorPaludo, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorPetzhold, Thaís Regina Villanovapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:38:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237410pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa converge questões de procedimentos do fazer em dança e performances urbanas, vinculados à preparação corporal, criação e atuação. Na observação dos procedimentos emergiram conceitos operatórios, os quais conferiram lastro para as sucessivas reflexões que se evidenciam na escrita. Nessas ações foi possível perceber recorrências metodológicas entre os trabalhos observados e constituir uma metodologia para a pesquisa. Respaldada na experiência como artista e bailarina se traz para análise e reflexão teórica e poética três projetos de performances urbanas de dança: Transeuntes, Percurso Infinito e Flor. Através do acesso às memórias, notações próprias, textos de outros participantes dos projetos analisados, imagens fotográficas, leituras e reflexões originou-se a produção textual que investiga e traz à tona questões do fazer e da pesquisa em arte. Nas análises, se reconhece alguns procedimentos do fazer como conceitos operatórios. Inicialmente, o estado de percepção e sensibilidade, que foi nomeado de estado de escuta, estava presente e agindo desde muito tempo nas práticas do fazer. No decorrer da pesquisa, o conceito do entre também ressoou com condutas já instauradas que, em momentos precedentes, havia se nomeado de terceira pessoa - o fenômeno do encontro. Ao reconhecer o imbricamento das práticas artísticas e cotidianas emergiu o conceito permanência em prática. Após a qualificação, o conceito corpo-experiência integrou questões relativas à constituição do local-tempo onde se alojam as experiências no sujeito. Percebe-se que as condutas do fazer em cada um dos três trabalhos pesquisados são similares e complementares, mas que, como num movimento em espiral, experimentam-se novamente e, ao mesmo tempo, se renovam a cada nova camada da expansão; que esses procedimentos da prática que acabam por serem refletidos aqui como conceitos operatórios para uma pesquisa em arte podem ser movimentos e saberes que potencializam a preparação, a criação e a atuação de artistas performers; e que tais procedimentos e conceitos são potentes instrumentos para o acontecimento chamado performance.pt_BR
dc.description.abstractThe convergence of procedural issues in urban dance and performance, linked to body preparation, creation and performance. In the observation of the procedures, concepts emerged, which confer to the successive researches that are evidenced in the writing. In these actions it was possible to perceive methodological recurrences observed and constituting a methodology for the research. Based on her experience as an artist and dancer, three projects of urban dance performances are brought to analysis and theoretical and poetic reflection: Transeuntes, Percurso Infinito and Flor. Through the access to memories, notations, research texts of the analyzed projects, photographic images, readings and participants originated the textual production that investigates and brings up questions of making and of art itself. In operations, all the procedures of doing are recognized as operative. Initially, the state of perception and functioning, which was used as a listening state, had been presented for a long time as practices of doing. In the course of the research, the concept of the also resonated with already established behaviors that, in previous moments, had been called the third person - the phenomenon of the encounter. Recognizing the intertwining of artistic and everyday practices, the concept of staying in practice emerged. After qualification, body-experience concept integrated or subject to the store as a place time, where the store is treated as experiences in time. It is noticed that the conducts of doing in each of the three researched works are similar and complementary but, as in a spiral movement, they are experimented again and, at the same time, they are renewed with each new layer of expansion; that these procedures of practice end up being reflected here as concepts in art-operatives can be movements and knowledge that potentiate the preparation, creation and performance of performing artists; and that such procedures and concepts are potent instruments for call performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectUrban performanceen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectCorpo (Dança)pt_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectPerforming artsen
dc.titleTranseuntes, percurso infinito e flor : de um inventário dos fazeres à pesquisa em dançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139618pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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