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dc.contributor.advisorLobato, Maria Inês Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorSoll, Bianca Machado Borbapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:39:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237462pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo explora os dados coletados na avaliação psicológica de jovens com o diagnóstico de Incongruência de Gênero e suas famílias que procuram assistência médica no Programa de Transdisciplinar de Identidade de Gênero. Grandes mudanças psicossociais marcam a transição da infância para a vida adulta, sendo que os jovens com incongruência de gênero e disforia de gênero podem ter esses aspectos de seu estágio de desenvolvimento agravados devido aos estressores sociais. Foi realizado um estudo com 24 jovens com critérios diagnósticos para incongruência de gênero e seus cuidadores. Doze dos jovens foram designados como homens ao nascimento e doze foram designados como mulheres. O protocolo de pesquisa consistiu na sistematização e análise dos dados coletados na avaliação psicológica global, realizada no serviço de saúde, incluindo dados sociodemográficos, teste de inteligência, teste projetivo e vulnerabilidades psiquiátricas. O presente estudo teve como objetivo explorar dados psicossociais e clínicos coletados durante a avaliação psicológica que precede as intervenções em saúde desses jovens. Os resultados indicam três aspectos. Primeiro: 45,8% deles apresentaram alguma comorbidade psiquiátrica ao longo de suas vidas, sendo 21% com duas ou mais comorbidades psiquiátricas. Segundo, evidenciou-se que os estilos parentais positivos ou negativos podem tanto agravar ou reduzir a socialização dos jovens com incongruência de gênero, sem afetar a intensidade de disforia de gênero. E terceiro que pessoas com maior conforto para expressar sua identidade de gênero possuem mais congruência entre a autoimagem projetada e o gênero com o qual se identifica. O perfil geral dos sujeitos avaliados reforça os dados já disponíveis na literatura científica de alto índice de comorbidade de jovens que procuraram serviços especializados em gênero de outros países. A avaliação psicológica que precede as intervenções de saúde se faz um recurso fundamental pelas implicações nas decisões terapêuticas e prognósticas conforme as diferentes trajetórias de gênero, estilos parentais, possível comorbidade psiquiátrica e demais vulnerabilidades. Assim, possibilita a formulação de condutas singulares com foco na promoção da saúde mental e bem-estar emocional geral e não apenas na indicação ou não de intervenções somáticas de afirmação de gênero.pt_BR
dc.description.abstractThe present study explores data collected in the psychological evaluation in young people with Gender Incongruence and their families who seek healthcare at the Gender Identity Program. Great psychosocial changes mark the transition from infancy to adulthood. Youth with gender incongruence and gender dysphoria may have these aspects of their developmental stage potentialized. A study was conducted with 24 youth and their caregivers. Twelve of the youngsters were assigned male at birth, while twelve were assigned female. The research protocol consisted of a survey and systematization of the data collected in the initial global psychological evaluation performed at the healthcare facility, including sociodemographic data, parenting styles, intelligence testing, projective testing and psychiatric vulnerabilities. The present study aimed to explore the data collected during the psychological evaluation of youngsters with gender incongruence. The results indicate that there was no discrepancy in the overall profile of the subjects evaluated in relation to data already available in the scientific literature of young people who sought gender-specialized services from other countries. Specifically, three aspects can be highlighted. First, 45.8% of young people had some psychiatric comorbidity throughout their lives, with 21% having two or more psychiatric comorbidities. Second, it was evidenced that positive or negative parental styles could be either preventive or risk components in maintaining adequate socialization in these young people but not in affecting the level of gender dysphoria. And third, the congruence is introduced in the person's perception of his or her projected self-image and his or her expressed gender as he/she becomes more comfortable in expressing his/her gender identity. The global psychological evaluation that precedes health interventions is a fundamental resource because of the implications for therapeutic and prognostic decisions according to different gender trajectories, parental styles, possible psychiatric comorbidity, and other vulnerabilities. Thus, it allows for the formulation of the unique conducts a focus on promoting mental health and general emotional well-being and not just on the indication or not of somatic gender affirmation interventions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychological evaluationen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectGender incongruenceen
dc.subjectDisforia de gêneropt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectGender dysphoriaen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectGender-affirming health careen
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titlePerfil de crianças e adolescentes com incongruência de gênero em uma população de um hospital universitário (HCPA)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001139562pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamentopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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