Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKern, Daniela Pinheiro Machadopt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Valdriana Pradopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:39:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237477pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação propõe uma análise da utilização da cor, de um modo geral, na história das artes visuais, ressaltando seu percurso dentro de um processo de emancipação e legitimação. Para tal, parte-se dos primeiros embates entre o desenho e a cor, fazendo uma revisão da história do seu uso, chegando ao Modernismo e à Arte Contemporânea, recortes de maior interesse dentro desse estudo. Deste modo, o presente trabalho se divide em quatro capítulos principais: nos primeiros, após breves considerações gerais sobre a cor, serão apresentados conceitos que nos auxiliam a visualizar os processos aos quais a cor se submeteu para alcançar sua emancipação, como os de Cromofobia e Cromofilia. Em um último capítulo, a cor azul é abordada, dando ênfase a sua utilização na arte contemporânea, com o apoio de depoimentos dos artistas Anish Kapoor, Lita Albuquerque, Suzana Queiroga, Shaine Dark, Konstantin Dimopoulos, James Nares, Carlos Nicanor e Daniele Papuli, entrevistados pela pesquisadora por enfatizarem essa cor em suas obras, demonstrando a importância assumida pelo azul em suas poéticas contemporâneas.pt_BR
dc.description.abstractThis investigation proposes an analysis of the use of color, in general, in the history of visual arts, highlighting its path within a process of emancipation and legitimation. To this end, it starts from the first clashes between drawing and color, reviewing the history of its use, reaching Modernism and Contemporary Art, highlights of the greatest interest in this study. Thus, the present work is divided into four main chapters: in the first ones, after some general thoughts on color, concepts that help us to visualize the processes by which color underwent to reach its emancipation, Chromophobia and Chromophilia, must be necessary. In the last chapter, the color blue is addressed, emphasizing its use in contemporary art, with the support of testimonials by artists Anish Kapoor, Lita Albuquerque, Suzana Queiroga, Shaine Dark, Konstantin Dimopoulos, James Nares, Carlos Nicanor and Daniele Papuli, interviewed by the researcher for emphasizing the color blue in their works, thus demonstrating the importance assumed by this color in their contemporary poetics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCromofobiapt_BR
dc.subjectChromophobiaen
dc.subjectChromophiliaen
dc.subjectCromofiliapt_BR
dc.subjectColoren
dc.subjectCor : Artept_BR
dc.subjectArt historyen
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectAzul (Cor)pt_BR
dc.subjectBlueen
dc.titleDa cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples