Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-20T04:48:30Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1519-8227pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237529pt_BR
dc.description.abstractO texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens.pt_BR
dc.description.abstractThe text deals with contemporary visuality, focusing on the interaction between the types of language used in television cartoons. The simultaneous use of different types of language characterizes this media product as a syncretic text, where images, words, and sounds interact so as to construct meaning. The discussion about hybrid texts uses semiotic theory, studies on the interpretation of cartoons, and contemporary debates on art education and on childhood as a basis, seeking to contribute towards education, and in particular, the reading of images.en
dc.description.abstractEl texto intenta abordar la problemática de la visualidad contemporánea enfocando la interacción de lenguajes presente en dibujos animados exhibidos en los medios televisivos. La utilización simultánea de diferentes lenguajes caracteriza ese producto mediático como un texto sincrético en el cual los lenguajes (visual, verbal y sonoro) interactúan en la constitución de una significación. Tiene como referente la teoría semiótica, trabajos sobre la lectura de dibujos animados y discusiones contemporáneas sobre enseñanza del arte e infancia y busca, al tematizar textos híbridos, contribuir con la educación, en especial con la lectura de imágenes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofContrapontos. Itajaí, SC. Vol. 13, n.3 (2013), p. 178-185pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt educationen
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectCartoonsen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectEnseñanza del artees
dc.subjectLecturaes
dc.subjectDibujos animadoses
dc.subjectInfanciaes
dc.titleVisualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leiturapt_BR
dc.title.alternativeContemporary visuality and education : interaction of languages and readingen
dc.title.alternativeVisualidad contemporánea y educación : interacción de lenghajes y lecturaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000937389pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples