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dc.contributor.advisorBruch, Kelly Lissandrapt_BR
dc.contributor.authorSchinaider, Anelise Danielapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-21T04:41:17Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237707pt_BR
dc.description.abstractA presença das novas economias, entre elas a economia compartilhada e colaborativa, é perceptível no mercado a partir do uso de plataformas digitais ou aplicativos, que conectam ofertantes e demandantes. Como exemplo, pode-se citar a Uber, Airbnb, iFood, entre outras plataformas digitais, que renovam o mercado e confrontam os modelos preexistentes. As Agtechs das novas economias também se aproveitam dessa nova narrativa. Contudo, há críticos que alegam que esses novos modelos de negócio estão longe de serem colaborativos e de compartilhamento. Então, questiona-se: como as Agtechs das novas economias são observadas a partir das características das tradicionais e novas economias? As Agtechs das novas economias seriam oportunistas ou colaborativas? Para responder a essa pergunta, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: um estudo de casos múltiplos com 9 Agtechs das novas economias, por meio de três etapas: formulário, entrevista e questionário, resultando no total 57 perguntas e 294 minutos de entrevista. O campo de pesquisa foi entre agosto e outubro de 2020, durante o período da pandemia da Covid-19. Após os dados terem sido rodados no software Atlas ti.9 e no Microsoft Excel 2010, foi possível obter os seguintes resultados: 11 características comparativas das novas economias perpassam pelas características das tradicionais economias. Das mais citadas, 3 características se vinculam ao elemento tecnológico; 2 aos elementos sociais/culturais; 1 ao elemento tanto tecnológico quanto social/cultural; e 1 se relaciona ao elemento ambiental. Conclui-se que as Agtechs das novas economias possuem características das tradicionais e das novas economias, sendo oportunistas e colaborativas. As novas economias são apenas narrativas de mercado, que alteram a forma de operação e se mantêm alicerçadas nas tradicionais economias. Como estudo futuro, sugere-se o aprofundamento das características das novas economias nas cooperativas de plataforma.pt_BR
dc.description.abstractThe presence of the new economies, such as the shared and the collaborative economy, is noticeable in the market through the use of digital platforms or apps that connect suppliers and consumers. As examples, Uber, Airbnb, iFood, among other firms, can be mentioned as digital platforms that renew the market and confront preexisting models. The Agtechs of the new economies also take advantage of this new narrative. However, there are critics who claim that these new business models are far from being collaborative and shareable. Therefore, the question is: how are the Agtechs of the new economies observed based on the characteristics of the traditional and new economies? Would the Agtechs of the new economies be opportunistic or collaborative? To answer this question, the following methodological procedures were used: one multiple case studies with 9 Agtechs from the new economies conducted in three stages: form filling, interview and questionnaire, resulting in a total of 57 questions and 294 minutes of interview. The research fieldwork occurred between August and October 2020, during the period of the Covid-19 pandemic. After the data were run in the software Atlas ti.9 and Microsoft Excel 2010, it was possible to obtain the following results: 11 comparative characteristics of new economies permeate the characteristics of traditional economies. Of the most cited, 3 characteristics are linked to the technological element; 2 to social/cultural elements; 1 to both technological and social/cultural element; and 1 relates to the environmental element. This study concludes that the Agtechs of the new economies have characteristics of traditional and new economies, being opportunistic and collaborative. The new economies are just market narratives, which change the way they operate and remain rooted in traditional economies. For future studies, it is suggested to deepen the characteristics of the new economies in platform cooperatives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNew economiesen
dc.subjectEconomia agrícolapt_BR
dc.subjectEconomic characteristicsen
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectAgribusiness startupsen
dc.subjectEmpresa agrícolapt_BR
dc.subjectPlatform cooperativesen
dc.titleAs Agtechs das novas economias : oportunistas ou colaborativas?pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Leonardo Xavier dapt_BR
dc.identifier.nrb001137935pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos e Pesquisas em Agronegóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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