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dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorRossato, Jean Felipept_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:41:52Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237998pt_BR
dc.description.abstractCom esta pesquisa, objetiva-se compreender como concepções de diversidades são discursivamente mobilizadas, no âmbito da organização comunicada das confederações patronais brasileiras, e revelam (im)potencialidades à existência das diferenças nos contextos empresariais contemporâneos. Para isso, a Análise de Discurso (PÊCHEUX, 1997; ORLANDI, 2009) foi empregada como fundamento teórico-epistêmico e, ainda, como principal procedimento metodológico. Com essa orientação, os capítulos teóricos versaram sobre a historicidade do discurso das diversidades (IANNI, 2001, SEMPRINI, 1999; SANTOS e NUNES, 2003), as noções de identidade e diferença (HALL, 2000; SILVA, 2000) e o entendimento de comunicação organizacional (BALDISSERA, 2009a). A pesquisa empírica consistiu na análise de textos sobre diversidades, publicados nos sites de três confederações patronais: Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, Confederação Nacional da Indústria e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Com a realização dos movimentos interpretativos, foi possível identificar que: a abordagem do tema se restringe a dar relevo aos impactos nos negócios, ocasionados por ações e pela legislação vigente, relativa à presença, nos ambientes organizacionais, de sujeitos pertencentes a grupos minorizados; a emergência das diversidades, como prática discursiva, na comunicação organizacional, assume caráter estratégico de autopromoção dessas confederações; consequentemente, a noção de diversidades assume lugar de valor periférico e/ou estratégico de mercado nessas organizações. Constatou-se, ainda, que, mais do que nomear determinadas identidades, o discurso organizacional prescreve existências possíveis (do ponto de vista da gestão) nos espaços laborais, através da construção discursiva de quadros de referência que demarcam atributos identitários a determinados grupos, orientam comportamentos de desejados e as posições que sujeitos podem ocupar no mercado de trabalho e na sociedade. Para produção dos efeitos de sentidos identificados na análise, evidenciou-se uma série de estratégias empregadas no discurso, tal como: uso de dados que superdimensionam iniciativas de inclusão realizadas por confederações e o crescimento da presença de grupos minorizados em determinado setor econômico. Ademais, a partir da constatação da formação discursiva de Mercado e de seus efeitos na produção de sentidos, demonstrou-se como alguns enunciados produzidos por essas confederações se constituem em tensionamentos e lutas no discurso organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to understand how conceptions of diversity are discursively mobilized, within the scope of the communicated organization of Brazilian industrial associations, and reveal the (im)potentialities with regard to the existence of differences within contemporary business contexts. In order to achieve this purpose, Discourse Analysis (PÊCHEUX, 1997; ORLANDI, 2009) was used as a theoreticalepistemological basis, as well as the main methodological procedure. With this guiding element, the theoretical chapters addressed the discourse related to diversities (IANNI, 2001, SEMPRINI, 1999; SANTOS e NUNES, 2003), the concepts of identity and difference (HALL, 2000; SILVA, 2000), and the understanding of organizational communication (BALDISSERA, 2009a). The empirical study consisted of the analysis of texts on diversities published on the websites of three industrial organizations: the Brazilian Agriculture and Livestock Confederation, the Brazilian National Confederation of Industry and the National Confederation of Trade of Goods, Services and Tourism. With the interpretative efforts of this study, it was possible to identity that: the way this topic is approached is limited to highlighting its impact in business resulting from various actions and the laws in force, related to the presence, within organizational environments, of individuals belonging to minority groups; the emergence of diversities, as a discourse practice, in organizational communication, takes a strategic role for the self-promotion of these associations; consequently, the concept of diversities takes the place of a peripheral and/or strategic market value within these organizations. It was also found that, more than naming certain identities, organizational discourse prescribes possible existences (from a managerial point of view) within workspaces, through the discursive construction of frameworks that delimit identity attributes to certain groups, direct desired behaviors and the positions these individuals can take in the labor market and in society. In order to produce the effects in meanings identified in the analysis, a series of strategies used in discourse were made evident, such as: the use of that that oversize inclusion initiatives carried out by industrial associations and an increase in the presence of minority groups in a given economic segment. Furthermore, from the ascertainment of the discursive formation of the Market and its effects in the production of meanings, it was demonstrated how some formulations produced by these associations are constituted as tensions and struggles within organizational discourse.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectDiversitiesen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectOrganizational discourseen
dc.subjectProduction of meaningsen
dc.subjectIndustrial associationsen
dc.titleComunicação organizacional sobre diversidades: sentidos propostos por confederações patronais brasileiraspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001140306pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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