Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGregório, José Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorElguesabal, Raquel da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T04:50:25Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238456pt_BR
dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado, muitas vezes, um grande desafio para vários docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo aluno, uma vez que o seu conteúdo é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilitem a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo Soluções, relatados na literatura para os alunos do Ensino Médio e, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, dentro da Linha de Pesquisa 3: Química da Vida, teve como objetivo geral desenvolver uma sequência didática para o estudo de Soluções Químicas, utilizando diferentes estratégias de ensino. A revisão bibliográfica, realizada para compreender os desafios e propostas didáticas, relacionados ao ensino de Soluções, foi realizada através de pesquisa nos livros didáticos utilizados no Ensino Médio, em dissertações e artigos para verificar estratégias para o ensino de Soluções. A fundamentação teórica está dividida em dois eixos: a descrição dos aspectos teóricos sobre o tema Soluções químicas e as estratégias metodológicas que foram utilizadas na elaboração do produto educacional. A metodologia presente nesta pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira etapa foi o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática para o ensino de soluções no Ensino Médio, utilizando algumas estratégias de ensino, e a segunda etapa foi a validação da sequência didática. Durante o processo de desenvolvimento da sequência didática, buscou-se utilizar recursos como experimentos, reflexões, construção de relatórios e estudo de caso, a fim de tornar o processo mais significativo e participativo por parte dos alunos, fazendo com que eles sejam os protagonistas de seu aprendizado, porém com a orientação e encaminhamentos feitos pelos professores. Os resultados obtidos, através da validação do produto educacional, evidenciam que, a sequência didática elaborada, pode ser utilizada futuramente para contribuir para os processos de ensino e aprendizagem como ferramenta para as aulas de Química sobre Soluções.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching and learning process in Chemistry is often considered a great challenge for many teachers who live with the difficulties faced by the student, since its content is characterized by a high degree of complexity and difficulties in understanding. For these reasons, it is essential to seek didactic resources that enable an improvement in the understanding of the concepts of this discipline. Given the difficulties in understanding the Solutions content, reported in the literature for high school students and, in order to assist in the teaching and learning process of this content, this research, developed in the Professional Master's Program in Chemistry in National Network - PROFQUI da Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS, within Research Line 3: Chemistry of Life, aimed to develop a didactic sequence for the study of Chemical Solutions using different teaching strategies. The literature review carried out to understand the challenges and didactic proposals related to the teaching of Solutions was carried out through research in textbooks used in High School in dissertations and articles to verify strategies for teaching Solutions. The theoretical foundation is divided into two axes, the description of the theoretical aspects on the topic Chemical Solutions and the methodological strategies that were used in the development of the educational product. The methodology present in this research was divided into two stages. The first step was the development of a didactic sequence proposal for teaching solutions in High School using some teaching strategies and the second step was the validation of the didactic sequence. During the process of developing the didactic sequence, we sought to use resources such as experiments, reflections, construction of reports and case studies, in order to make the process more meaningful and participatory by the students, making them the protagonists of their learning, but with the guidance and referrals made by the teachers. The results obtained through the validation of the educational product show that the didactic sequence developed can be used in the future to improve chemistry classes on Solutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSolutionsen
dc.subjectSolucoespt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic sequenceen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleUma sequência didática para o ensino de soluçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRaupp, Daniele Trajanopt_BR
dc.identifier.nrb001140802pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples