Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorCá, Vanito Ianium Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T04:52:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238524pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute a educação libertadora na Guiné-Bissau, segundo as perspectivas de Amílcar Cabral e Paulo Freire, na relação com a pedagogia colonialmissionária praticada pelo colonialismo na África, considerando as características da dominação portuguesa na Guiné-Bissau, durante o período colonial. A reflexão se sustenta em um estudo de caráter exploratório apoiado em pesquisa bibliográfica. Com base na revisão de dados históricos da educação na África, em geral, e na Guiné-Bissau, em particular, considera-se importante resgatar elementos da “educação militante” praticada nas “zonas libertadas”, no período de luta pela emancipação nacional para contribuir com práticas pedagógicas que busquem a superação da herança colonial ainda presente no atual modelo educacional guineense.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is to discuss liberating education in Guinea-Bissau, according to the perspectives of Amílcar Cabral and Paulo Freire, in relation to the colonial-missionary pedagogy practiced by European colonialism in Africa, considering the characteristics of Portuguese domination in Guinea-Bissau during the colonial period. The reflection is based on an exploratory study supported by bibliographic research. Based on the review of historical data on education in Africa, in general, and in Guinea-Bissau, in particular, it is considered important to rescue elements of "militant education" practiced in the "liberated zones" in the period of the struggle for national emancipation to contribute with pedagogical practices that seek to overcome the colonial heritage still present in the current Guinean educational model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectColonial-missionary pedagogyen
dc.subjectLiberating pedagogyen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectGuineaBissauenen
dc.subjectColonialismo : Áfricapt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.titleA pedagogia libertadora como superação da pedagogia colonial-missionária na Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113487pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples