Show simple item record

dc.contributor.authorFurtado, Thaís Helenapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Sophia Maiapt_BR
dc.contributor.authorVinhola, Bruno Garciapt_BR
dc.contributor.authorBressan, Valentina Ruivopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T04:51:34Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1677-907Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238547pt_BR
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que a criança é um sujeito com autonomia e competência de produzir sentido social sobre a realidade que a rodeia (SARAMAGO, 2001), este artigo tem como objetivo compreender como sua voz é –ou não –incluída no conteúdo jornalístico da Veja, revista semanal de maior tiragem no Brasil. Para isso, foram examinadas todas as edições impressas do ano de 2019. Das 52 revistas, oito apresentam a fala de um total de nove crianças. Das citações, três aparecem no modo direto, uma é indireta e cinco são citações que denominamos como híbridas, quando um adulto declaraalgo que uma criança falou. Seguindo as categorias propostas por Ponte (2009), as temáticas em que a voz das crianças mais aparece são: Risco Social e Comportamento, Culturas e Consumo. Por fim, elas estão representadas como pertencentes a dois grandes grupos: crianças em risco e crianças consumidoras.pt_BR
dc.description.abstractBased on the assumption that children are subjects with the autonomy and competence to produce social meaning about the reality that surrounds them (SARAMAGO, 2001), this article aims to understand how their voice is -or is not -included in the journalistic content of Veja, the largest weekly magazine in Brazil. For this purpose, all the editions printed in 2019 were examined. Of the 52 editions, eight present the speech of a total of nine children. Considering these quotes, three appear in direct mode, one is indirect and five are what we called hybrid, when an adult declares something that a child has said. Drawing upon the categories proposed by Ponte (2009), the themes in which the voice of the children appear most are: Social Risk and Behavior, Cultures and Consumption. Finally, they are represented as belonging to two large groups: children at risk and children who are consumers.en
dc.description.abstractPartiendo de la base de que el niño es un sujeto que tiene autonomía y aptitud de producir sentido social sobre la realidad que lo rodea (SARAMAGO, 2001), este trabajo tiene como objetivo entender como su voz está incluida –o no–en el contenido periodístico de la Veja, revista semanal de mayor tirada en Brasil.Para eso, todas las ediciones impresas del año 2019 fueron examinadas. De las 52 revistas, ocho presentan el habla de un total de nueve niños. De las citas, tres están en el estilo directo, una en el indirecto y cinco son citas llamadas híbridas, cuando unadulto declara algo hablado por un niño. Siguiendo las categorías propuestas por Ponte (2009), los temas en los que más aparece la voz de los niños son: Riesgo Social y Comportamiento, Culturas y Consumo. Por fin, ellos están representados como pertenecientes a dos grandes grupos: niños en riesgo y niños consumidores.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofÂnimus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria. Vol. 21, n. 45 (2022), p. 133-153pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJournalistic sourcesen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMagazine journalismen
dc.subjectVeja (Revista)pt_BR
dc.subjectNiñezes
dc.subjectFuentes periodísticases
dc.subjectPeriodismo de revistaes
dc.titleA inclusão e a exclusão da voz das crianças na Revista Vejapt_BR
dc.title.alternativeThe inclusion and exclusion of childrens’ voices in the Magazine Veja en
dc.title.alternativeLa inclusión y la exclusión de la voz de los niños en la Revista Veja es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001140699pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record