Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira Filho, Vicente Henrique dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Gilberto Tavares dospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Osane Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-19T04:44:11Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238736pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é um estudo teórico que versa sobre a inter-relação entre imaginário, a afetividade e a tecnologia e sua implicação na prática docente. A afetividade, está presente na emergência das relações sociais, e mais especificamente nos processos de ensinar e aprender matemática, principalmente na relação docente e discente. As tecnologias potencializam a criação de ambientes interativos de aprendizagem entre os sujeitos do conhecimento e a reflexão do docente sobre o uso de tais aparatos nos processos de ensinar e aprender. O imaginário produz a imagem, a imagem não é o suporte, mas o resultado. O afeto codifica a informação dando significado a esta, podendo levar a outras sobre o contexto físico e social. Informações esta, que mencionam as configurações cognitivas e afetivas do indivíduo. A relação intrínseca no processo de ensino e aprendizagem está imbricada nas capacidades metacognitivas. Pensar na aprendizagem como um processo produtor de sentido tem-se de considerar o sujeito que aprende, um percurso único e particular de sua aprendizagem. O imaginário compreende a produção humana por meio da sua manifestação discursiva, o mito, e sustenta que o pensamento humano se move segundo quadros míticos. o imaginário estabelece vínculos. Por consequência, se o imaginário une em uma mesma atmosfera, ele não pode ser individual. Nesse contexto, o ambiente do imaginário situa-se na vida afetiva do sujeito, na ressonância que os acontecimentos vividos têm em seu inconsciente. Ou seja, o ambiente do imaginário compensa os aspectos da realidade que decepcionam o sujeito, que não correspondem às suas expectativas. Por meio da inter-relação entre imaginário e da afetividade o professor experimenta outra maneira de pensar, construir a vida pessoal e profissional como obra de arte em seu cotidiano inter-relacionando a tecnologia como elemento gerador da reflexão docente sobre a sua representação social.pt_BR
dc.description.abstractThis article is a teoréticas study that deals with the interrelationship bete the imaginary, affectivity and tecnóloga and its implications for teaching practice. Affection is present in lhe emergence of social relationships, and more specifically in the processes of teaching and learning mathematics, especially in the relationship between teachers and students. Technologies enhance the creation of interactive learning environments between the subjects of knowledge and the teacher’s reflection on the use of such devices in the teaching and learning processes. The imaginary produces the image, the image is not the support, but the result. Affect encodes information giving meaning to it, which can lead to others about the physical and social context. This information mentions the individual’s cognitive and affective configurations. The intrinsic relationship in the teaching and learning process is imbricated in metacognitive abilities. Thinking about learning as a process that produces meaning has to consider the subject who learns, a unique and particular path of their learning. The imaginary comprises human production through its discursive manifestation, the myth, and maintains that human thought moves according to mythical frames. the imaginary establishes links. Consequently, if the imaginary unites in the same atmosphere, it cannot be individual. In this context, the imaginary environment is located in the affective life of the subject, in the resonance that the events experienced have in his unconscious. In other words, the imaginary environment compensates for the aspects of reality that disappoint the subject, which do not correspond to his expectations. Through the interrelationship between imagination and affectivity, the teacher experiences another way of thinking, constructing personal and professional life as a work of art in their daily lives, interrelating technology as a generator of reflection by the teacher on their social representation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCosta, Edwaldo; Pullig, André (Org.). O processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação 2. Ponta Grossa, PR: Atena, 2022. Cap. 5, p. 43-53pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAffectionen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.titleA inter-relação entre o imaginário, a afetividade e a tecnologia : implicações para a prática docentept_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001138930pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples