Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaffini, Rafael Da Cáspt_BR
dc.contributor.authorPereira, Thainá Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T04:40:25Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239846pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende entender o movimento da consensualidade no Direito Administrativo Sancionador e na atuação administrativa e um instrumento consensual específico: o Acordo de Não Persecução Cível, introduzido na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429 de 1992) pelo Pacote Anticrime (Lei 13.964 de 2019). Para tanto, analisa-se, de início, o direito à Administração Pública proba e os aspectos gerais da Lei de Improbidade Administrativa. Após, são abordados o contexto do surgimento do Direito Administrativo e a sua evolução à consensualidade, com a substituição, sempre que possível, de atos administrativos unilaterais e imperativos por acordos bilaterais e consensuais, em decorrência da democracia substantiva e da busca pela eficiência das atividades estatais. Estudam-se também os mecanismos consensuais no Direito Sancionador, como forma de aumentar a funcionalidade das investigações e de evitar a judicialização dos casos de menor gravidade. É então analisada a releitura, proposta por parte da doutrina contemporânea, dos princípios da supremacia do interesse público sobre o privado e da indisponibilidade do interesse público, os quais, outrora, eram vistos como óbices à atuação administrativa consensual, sobretudo no que tange às prerrogativas públicas. Em sua segunda parte, o trabalho discorre sobre o Acordo de Não Persecução Cível, destacando, primeiramente, os fatores que apontavam a necessidade de introdução desse instrumento no microssistema de tutela do patrimônio público e o contexto antecedente a tal mudança. Abordam-se ainda as diferentes posições doutrinárias sobre aspectos específicos do acordo, como o seu conceito, a sua natureza jurídica, a legitimidade para propôlo, o controle que deve incidir sobre ele, as finalidades que deve buscar, os seus requisitos, as sanções que pode prever e o momento em que pode ser realizado. Diante disso, conclui-se que a consensualidade é um objetivo a ser perseguido sempre que possível e propõem-se, com base nas ponderações doutrinárias apresentadas por este trabalho, algumas considerações acerca da forma como o Acordo de Não Persecução Cível pode ser celebrado, embora não disponha de um balizamento legal, específico e uniforme em todo o território nacional.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to understand the consensual movement in the Sanctioning Administrative Law and in the administrative performance and a specific consensual instrument: the Civil NonProsecution Agreement, introduced in the Administrative Improbity Law (Act 8,429 of 1992) by the Anticrime Package (Act 13,964 of 2019). To this end, the right to an honest Public Administration and the general aspects of the Administrative Improbity Law are initially analyzed. Then, the context for the emergence of Administrative Law and its evolution to consensuality are approached, with the substitution, whenever possible, of unilateral and imperative administrative acts by bilateral and consensual agreements, as a result of a substantive democracy and the search for the efficiency of state activities. The consensual mechanisms in the Sanctioning Administrative Law are also studied, as a way of increasing the functionality of investigations and avoiding the judicialization of less serious cases. Afterwards, the reinterpretation, proposed by contemporary doctrine, about the principle of the supremacy of the public interest over the private and the principle of the unavailability of the public interest, which, in the past, were seen as obstacles to the consensual administrative performance, especially regarding the public prerogatives. This work also discusses the Civil NonProsecution Agreement, highlighting, first, the factors that pointed to the need for the introduction of this instrument within the microsystem of public patrimony protection and the context prior to such change. Furthermore, the different doctrinal positions on specific aspects of that agreement are approached, such as its concept, its legal nature, the legitimacy to propose it, the control that it should focus on, the ends that it should pursue, its requirements, the sanctions it can provide and the time when it can be proposed. Therefore, it is concluded that consensuality is an objective to be pursued whenever possible and it is proposed, based on the doctrinal considerations presented by this work, some ponderings about the way in which the Civil Non-Persecution Agreement can be celebrated, although it does not have a legal, specific, and uniform framework throughout the national territory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectConsensual public administrationen
dc.subjectDireito administrativo : Sançõespt_BR
dc.subjectConsensualityen
dc.subjectImprobidade administrativapt_BR
dc.subjectSanctioning administrative lawen
dc.subjectAdministrative improbity lawen
dc.subjectCivil non-prosecution agreementen
dc.titleO acordo de não persecução cível no âmbito da consensualidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139659pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples