Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorTebaldi, Lisiane Rossattopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T04:45:54Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240040pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação, a partir da linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, investigou a produção das narrativas orais (COOPER, 2005; SMITH, 2006; CAMPOS; GIRARDELLO, 2015; SOUZA, 2015; BINDER, 2017; GARVIS, 2017; PRAMLING, 2017; PIHL; PETERSON; PRAMLING, 2017) das crianças pré-escolares por meio das performances narrativas (HARTMANN, 2015c), da mediação literária (CARDOSO, 2014) e da interface entre brincadeira e letramento (ROSKOS; CHRISTIE, 2009; PELLEGRINI; VAN RYZIN, 2009; ROWE, 2009; SAWYER; DEZUTTER, 2009; SAWYER, 2011; WAJSKOP, 2017). Considerando esse propósito principal, este estudo pretendeu analisar os processos de produção das narrativas orais através das performances corporais, gestuais e vocais expressas pelas crianças; identificar o modo como as mediações contribuem para a produção das narrativas orais infantis; verificar, com base nos referenciais teóricos estudados e na análise dos dados gerados, a inter-relação entre brincadeira e letramento, bem como evidenciar a importância de um trabalho que contemple as narrativas orais das crianças a partir da intencionalidade pedagógica e do protagonismo infantil no contexto pré-escolar. Para isso, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa etnográficapropositiva (HARTMANN, 2015c) de abordagem multimetodológica (FERREIRA, 2005; CLARK, 2017) com sete crianças de 5 e 6 anos de idade, sendo três meninas e quatro meninos, que frequentavam a pré-escola de uma instituição de ensino da rede privada localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Sob tal perspectiva, cabe esclarecer as especificidades e as questões éticas imbricadas em uma investigação com crianças (GRAUE; WALSH, 2003), considerando-as como coprodutoras e participantes (CLARK, 2017) da pesquisa e reconhecendo sua competência (ALDERSON, 2007), em uma abordagem em parceria e em um fazer compartilhado. Para a geração dos dados, foram propostas sessões de contação de histórias, rodas de conversa e exploração de adereços. Esses encontros com as crianças participantes foram denominados Ateliês Narrativos e organizados em três etapas, cada uma caracterizando-se por uma intencionalidade específica: Ateliês de Experimentação, com foco na ampliação de repertórios; Ateliês de Exploração, para conhecimento e exploração da obra Caixa de Contos (LAVAL, 2017) e dos adereços; e Ateliês de Produção das Narrativas Orais, voltados para a criação das histórias de modo individual e coletivo. Todas as sessões de Ateliê foram filmadas e decupadas para posterior análise. A leitura dos dados gerados possibilitou a definição de três eixos analíticos: a) as performances narrativas (HARTMANN, 2015c; SOUZA, 2015; MACHADO, 2010a); b) as mediações, divididas em dois eixos: as mediações protagonizadas entre as crianças por meio da emergência colaborativa (SAWYER; DEZUTTER, 2009; SAWYER, 2011) e as mediações planejadas por mim, a partir dos conceitos do pensamento compartilhado sustentado (SIRAJ-BLATCHFORD; SYLVA, 2004) e da mediação literária (CARDOSO, 2014); e c) as narrativas das crianças (CAMPOS; GIRARDELLO, 2015; GIRARDELLO, 2015). Com as análises, foi possível inferir a importância da produção das narrativas orais infantis no contexto pré-escolar, tendo em vista que a criação e o modo como as crianças contam suas histórias permitem que se desenvolva um processo criativo marcado pela performance e a construção de conhecimentos linguísticos, os quais contribuem significativamente para o desenvolvimento da escuta, da fala, do pensamento e da imaginação.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis, within the research line on Childhood Studies, investigated the production of oral narratives (COOPER, 2005; SMITH, 2006; CAMPOS; GIRARDELLO, 2015; SOUZA, 2015; BINDER, 2017; GARVIS, 2017; PRAMLING, 2017; PIHL; PETERSON; PRAMLING, 2017) by preschool children through narrative performances (HARTMANN, 2015c), literary mediation (CARDOSO, 2014) and the interface between play and literacy (ROSKOS; CHRISTIE, 2009; PELLEGRINI; VAN RYZIN, 2009; ROWE, 2009; SAWYER; DEZUTTER, 2009; SAWYER, 2011; WAJSKOP, 2017). Considering this main purpose, this study aimed to analyze the production processes of oral narratives through the corporal, gestural and vocal performances expressed by children; to identify how mediations contribute to the production of children’s oral narratives; to verify, based on the theoretical frameworks studied and the analysis of the data generated, the interrelationship between play and literacy, as well as to highlight the importance of a work that contemplates children’s oral narratives based on the pedagogical intentionality and the child protagonism in the preschool context. For this, methodologically, an ethnographicpropositional research (HARTMANN, 2015c) with a multimethodological approach (FERREIRA, 2005; CLARK, 2017) was carried out with seven children between 5 and 6 years old, being three girls and four boys, who attended pre-school at a private educational institution located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. From this perspective, it is necessary to clarify the specificities and ethical issues involved in an investigation with children (GRAUE; WALSH, 2003), considering them co-producers and participants (CLARK, 2017) of the research and recognizing their competence (ALDERSON, 2007), in a partnership approach and with shared action. For the generation of the data, storytelling sessions, conversation circles and exploration of props were proposed. These meetings with the participating children were called Narrative Ateliers and were organized in three stages, each characterized by a specific intention: Experimentation Ateliers, with a focus on expanding repertoires; Exploration Ateliers, for familiarization and exploration of the book Caixa de Contos (LAVAL, 2017) and the props; and Oral Narrative Production Ateliers, aimed at creating stories individually and collectively. All Atelier sessions were filmed and described for later analysis. The reading of the generated data made it possible to define three analytical axes: a) narrative performances (HARTMANN, 2015c; SOUZA, 2015; MACHADO, 2010a); b) mediations, divided into two axes: mediations carried out among the children through collaborative emergence (SAWYER; DEZUTTER, 2009; SAWYER, 2011) and the mediations planned by me, based on the concepts of sustained shared thinking (SIRAJ-BLATCHFORD; SYLVA, 2004) and literary mediation (CARDOSO, 2014); and c) children’s narratives (CAMPOS; GIRARDELLO, 2015; GIRARDELLO, 2015). With the analyses, it was possible to infer the importance of the production of children’s oral narratives in the preschool context, considering that the creation and the way children tell their stories allow the development of a creative process marked by performance and the construction of linguistic knowledge, which significantly contribute to the development of listening, speech, thinking and imagination skills.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectNarrativa oralpt_BR
dc.subjectOral narrativesen
dc.subjectNarrative performanceen
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectTeacher mediationen
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectPre-schoolen
dc.title"Ei, olha a história que a gente tá fazendo!" : as crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123106pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples