Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGabriel Junior, Rene Faustinopt_BR
dc.contributor.authorCeretta, Lucianept_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T04:45:52Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240569pt_BR
dc.description.abstractA avaliação de impacto na sociedade foi inserida pela primeira na CAPES para a quadrienal 2017-2020. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as características de impacto econômico, social e cultural na avaliação dos programas de pós graduação brasileiros, mais especificamente, parte-se de uma busca bibliográfica para melhor compreensão do arcabouço teórico desta perspectiva e identifica-se nos documentos de áreas, as tipologias e formas de avaliação desse critérios, com a construção de uma taxonomia, e com base nessa classificação, identificar no programa de pós-graduação do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, seus pontos fortes no quesito de impacto econômico, social e cultural. Por ser uma abordagem recente, ainda não há uma literatura sólida sobre o tema. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e descritiva, com uso de técnicas de levantamento documental e bibliográfico. A pesquisa apontou ainda não haver consenso sobre a definição conceitual do termo impacto econômico e social relacionados à pós-graduação. Também mostrou que dentre as 49 áreas da avaliação da CAPES há diferentes graus de maturidade sobre o assunto. Considera-se que as questões discutidas neste trabalho contribuem na discussão do tema e que abrem possibilidades de novas pesquisas, principalmente na análise dos discursos qualificados e nas intervenções práticas dos programas de pós-graduação.pt_BR
dc.description.abstractThe assessment of the impact on society was inserted for the first time in CAPES for the 2017-2020 period. The objective of this study was to identify the characteristics of economic, social and cultural impact in the evaluation of Brazilian graduate programs, more specifically, it starts with a bibliographic search for a better understanding of the theoretical framework of this perspective and identifies in the documents of areas, the typologies and forms of evaluation of these criteria, with the construction of a taxonomy, and based on this classification, identify in the postgraduate program of the Professional Master's Degree in Preservation of Cultural Heritage (PEP), of the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, its strengths in terms of economic, social and cultural impact. As it is a recent approach, there is still no solid literature on the subject. This study is characterized as qualitative research, of a basic and descriptive nature, using documental and bibliographic survey techniques. The research showed that there is still no consensus on the conceptual definition of the term economic and social impact related to graduate. It also showed that among the 49 areas of CAPES evaluation, there are different degrees of maturity on the subject. It is considered that this work contributes to the discussion of the theme and that it also opens up new possibilities for research, mainly in the analysis of qualified discourses and in the practical interventions of postgraduate programs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGraduateen
dc.subjectPós-Graduação : Brasilpt_BR
dc.subjectImpacto econômicopt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectEconomic and social impacten
dc.titleO impacto econômico, social e cultural: análise dos critérios de avaliação da CAPES e o mestrado profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN (PEP-IPHAN)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142882pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples