Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Fabiano Couto Corrêa dapt_BR
dc.contributor.authorBitencourt, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T04:46:35Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240619pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve por objetivo verificar a leitura como ferramenta de inclusão social através da percepção dos educadores que participaram do projeto de leitura Lendo para o amanhã, idealizado pelo Banco de Livros, pertencente à Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de caráter exploratório com abordagem qualitativa que, na primeira fase, buscou o levantamento bibliográfico, bem como a produção científica de autores que abordam as temáticas sobre leitura, o direito de ler e inclusão social. A coleta e análise dos dados foram obtidos através do questionário disposto aos educadores contendo questões abertas e fechadas. Dessa forma procurou-se evidenciar as concepções da leitura e o quanto o acesso aos livros e à leitura são essenciais, sendo direito de todos e requisito fundamental para o processo de inclusão social. Os resultados do estudo foram satisfatórios diante do engajamento dos participantes e da frequência de utilização dos espaços oferecidos, demonstrando que o projeto Lendo para o Amanhã influenciou de forma positiva no olhar dos educadores, trazendo-lhes inúmeras perspectivas de abordagem de incentivo à leitura de forma lúdica. Propõe-se a realização de um novo estudo que contemple os alunos beneficiados pelo projeto.pt_BR
dc.description.abstractThe study aimed to analyze reading as a tool for social inclusion through the perception of educators who participated in the reading project Lendo para o amanhã, conceived by Banco de Livros, belonging to Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. The research is configured as an exploratory case study with a qualitative approach that, in the first phase, sought the bibliographic survey, as well as the scientific production of authors who address the themes of reading, the right to read and social inclusion.Data collection and analysis were obtained through a questionnaire provided to educators containing open and closed questions. In this way, we sought to highlight the conceptions of reading and how essential access to books and reading are, being everyone's right and a fundamental requirement for the process of social inclusion. The results of the study were satisfactory in view of the engagement of the participants and the frequency of use of the spaces offered, which demonstrate the success of the project. It is proposed to carry out a new study that includes the students benefited by the project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectSocial inclusionen
dc.subjectSocial projecten
dc.titleA leitura como ferramenta de inclusão social: Banco de Livros e o projeto Lendo para Amanhãpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142802pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples