Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCuervo, Luciane da Costapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T04:52:37Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2525-5304pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241523pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute o fazer musical contemporâneo permeado pela cultura digital, em especial no âmbito da utilização de aplicativos na educação musical. Em sua fundamentação, propõe o delineamento de algumas das principais transformações promovidas por recursos associados às novas tecnologias digitais e problematiza possíveis novas habilidades e subsídios necessários aos educadores e músicos hoje. Ilustram a discussão investigações e práticas pedagógicas da autora na utilização de diferentes recursos empregados em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão no fomento de práticas musicais a partir do canto coletivo e da flauta doce. Conclui entendendo que a cultura digital abarca uma grande variedade de recursos, que podem promover e qualificar a performance musical, exigindo para isso novas capacidades do educador musical, bem como de estudantes e profissionais da música. Nesse sentido, também se ampliam as concepções do fazer musical e do próprio conceito de musicalidade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses contemporary music making permeated by digital culture, especially in the context of the use of apps in Music Education. At its basis, it proposes to outline some of the main transformations brought about by tools associated with new digital technologies, problematising the possible new abilities and inputs necessary for educators and musicians today. The discussion is illustrated by the author’s pedagogical research and practices in her use of different tools employed in her projects as a teacher, researcher and in university extension projects in the promotion of musical practices based on group singing and recorder flute. In its conclusion, the paper understands that digital culture encompasses a wide variety of tools that can promote and qualify musical performance, requiring new skills from the music educator, as well as from music students and professionals. In this sense, the conceptions of music making and of the very concept of musicality are also expanded.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOrfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol. 4, n. 1 (jul. 2019), p. 120-150pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusicalityen
dc.subjectMusicalidadept_BR
dc.subjectFlautapt_BR
dc.subjectFluteen
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectDigital cultureen
dc.titleEducação musical e novas tecnologias digitais : recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta docept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001103238pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem