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dc.contributor.advisorDalla Vecchia, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorSkalee, Jennypt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:06:42Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241717pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção e consolidação de ideias matemáticas por alunos surdos a partir do uso de jogos e metodologias lúdicas. A pergunta diretriz assumida foi: Que elementos emergem em uma situação didática envolvendo jogos matemáticos com uma aluna surda em uma classe regular de 5º ano? Para tanto, é necessário estudar o processo cognitivo da criança surda, identificar os desafios enfrentados por alunos surdos em turmas regulares de ensino e analisar metodologias facilitadoras ao desenvolvimento do pensar matemático do aluno surdo. A pesquisa assumiu um paradigma investigativo qualitativo e foi desenvolvida por meio de um estudo de caso envolvendo uma aluna surda inserida na proposta de educação inclusiva, em uma turma de 5º ano do ensino regular. Como principais fontes do referencial teórico, foram utilizadas as ideias de Barros e Alves (2019) acerca da escolarização dos sujeitos surdos, ancorados pela Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), responsável por regulamentar e reconhecer a LIBRAS; a perspectiva de Silva, L. O., Silva W. C., e Melo L. G. (2015) diante do desenvolvimento cognitivo da criança, as orientações referente às metodologias de ensino de matemática para alunos surdos de Nunes (2004) e Corrêa (2013), as contribuições dos jogos na educação matemática por Kishimoto (1994) Brasil e Souza (2020). Para a realização do conjunto de ações foi necessário um planejamento adaptado às necessidades do aluno surdo, respeitando suas limitações linguísticas, já que para o surdo a primeira língua é LIBRAS. A análise dos dados mostrou que a utilização de jogos como estratégia metodológica pode ter contribuído para a consolidação de conhecimentos associados a construção numérica pela aluna surda e o entendimento do sistema posicional dos números diante da representação simbólica dos algarismos indo-arábicos. O que impõe a constatação de que o aluno surdo tem um melhor entendimento através dos recursos visuais e concretos, assim o uso de jogos encontra-se como um potente aliado para o ensino de matemática para alunos surdos, tendo em vista que através dos jogos há pouco uso do português. Para tal, os três aspectos principais considerados durante a proposta de educação com alunos surdos são: adaptação das atividades, linguagem utilizada e o tempo empenhado para o desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the construction and consolidation of mathematical ideas by deaf students through the use of games and playful methodologies. The guiding question assumed was: What elements emerge in a didactic situation involving mathematical games with a deaf student in a regular 5th grade class? Therefore, it is necessary to study the cognitive process of the deaf child, identify the challenges faced by deaf students in regular teaching classes and analyze methodologies that facilitate the development of the deaf student's mathematical thinking. The research assumed a qualitative investigative paradigm and was developed through a case study involving a deaf student inserted in the inclusive education proposal, in a 5th year class of regular education. As the main sources of the theoretical framework, the ideas of Barros and Alves (2019) about the schooling of deaf subjects were used, anchored by Law No. to LIBRAS; the perspective of Silva, L. O., Silva W. C., and Melo L. G. (2015) in the face of the child's cognitive development, the guidelines regarding teaching methodologies of mathematics for deaf students by Nunes (2004) and Corrêa (2013), the contributions of games in mathematics education by Kishimoto (1994) Brasil and Souza (2020). To carry out the set of actions, it was necessary to plan adapted to the needs of the deaf student, respecting their linguistic limitations, since for the deaf the first language is LIBRAS. Data analysis showed that the use of games as a methodological strategy may have contributed to the consolidation of knowledge associated with numerical construction by the deaf student and the understanding of the positional system of numbers in the face of the symbolic representation of Indo-Arabic numerals. What imposes the realization that the deaf student has a better understanding through visual and concrete resources, so the use of games is a powerful ally for the teaching of mathematics to deaf students, considering that through games there is little use of Portuguese. To this end, the three main aspects considered during the education proposal with deaf students are: adaptation of activities, language used and the time spent on development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectMathen
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectMath gamesen
dc.titleO uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143423pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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