Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPogorelsky, Bárbara Seeligpt_BR
dc.contributor.authorFernandes Neto, Victor Vasconcellospt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:08:22Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241776pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma sequência didática sobre matrizes e aplicações na resolução de sistemas lineares no Ensino Básico, utilizando como referência o livro A arte de resolver problemas, de George Polya. A sequência didática em questão foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante a sequência didática. Como resultado, foi possível concluir que a Resolução de Problemas é uma grande aliada do ensino de Matemática, até mesmo de conteúdos mais formais como a Álgebra Linear. Por fim, foi feita uma proposta para o ensino de matrizes e para as matrizes curriculares do Ensino Básico brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThe scope of this study was the creation of a didactic sequence about matrices and its applications in the solution of linear systems in primary education, guided by George Polya’s book How to Solve It. The didactic sequence in question was applied in a third grade highschool class at Colégio Estadual Júlio de Castilhos, in Porto Alegre. The data analysed in the study came from discussions in class and the student’s solutions of the problems proposed during the didactic sequence. As a result, it was possible to conclude that Problem Solving is a great ally of Math teaching, even of highly formal subjects as Linear Algebra. Finally, it was made a proposal to matrices teaching and to the curricular matrices of primary education from Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatricesen
dc.subjectMatrizespt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectSistemas linearespt_BR
dc.subjectLinear systemsen
dc.titleUma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143625pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem