Show simple item record

dc.contributor.advisorFerreira, Cinara Antunespt_BR
dc.contributor.authorDos Reis, Bruna Santiagopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:08:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241800pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a escrita política de Lara de Lemos a partir de seus textos poéticos, narrativos, ensaísticos, bem como a partir da recepção da obra da autora por meio da crítica literária em jornais e correspondências, com o objetivo de relevar a sua produção e problematizar questões como a visibilidade para diferentes autorias. A fim de mapear e definir uma escrita política, foi necessário buscar conceituações do que é política e discutir as diferenças entre o político e a política em si. Buscou-se como referenciais teóricos escritoras de diferentes épocas, com a finalidade de trazer múltiplas reflexões, como Hannah Arendt (2002, 2008), que aborda a política como aspecto essencial para que uma sociedade seja plural, provocando discussões sobre as formações familiares e as regras dentro de um território, apontando que o modo como decidimos as questões sociais nos tornam políticos. Chantal Mouffe (2015) afirma que a política vem da criação de espaços onde seres políticos, com seus valores e crenças, debatem, mobilizam-se, relacionam-se e colidem-se com o social. O político surge dos antagonismos, das diferenças e dos conflitos no espaço público. Ao explorar esses aspectos sobre política e político, confirmou-se o quanto os homens eram os principais agentes do espaço público e como as mulheres precisaram ser resistentes e agir, seja por meio de organizações, da escrita de textos literários, traduções e artigos jornalísticos ou de manifestações, para que pudessem ser ouvidas e respeitadas, tornando-se cidadãs e agentes no meio público; logo, político. Após analisar não só a participação das mulheres num contexto político, buscou-se ver o quanto esses vieses se encaixavam na literatura, em geral, e na autoria das mulheres, relevando-se diferenças e problematizando rótulos — “autoria feminina” como algo limitante, pois nem toda mulher se identifica como feminina, e “autoria das mulheres” como reforço para a sua entrada e permanência no meio cultural e acadêmico. Para essas análises, foi essencial um embasamento teórico de autores como Antonio Candido (2006), Michelle Perrot (2005), entre outras e outros. Por último, verificouse os motivos que tornam a escrita de Lara de Lemos política e, como metodologia, investigou-se os arquivos em acervo e as suas produções, enfatizando a importância da sua escrita, principalmente, no período de ditadura civil-militar. Também discutiu-se como o meio cultural recebeu a escrita da autora. Constatou-se que a dimensão política de sua escrita está em como a escritora aborda assuntos da condição humana, como a dor, o amor, a saudade; da condição como mulher, como as limitações e os silenciamentos que podem trazer o casamento; e na sua preocupação com questões coletivas, como as desigualdades econômicas, as guerras e os conflitos mundiais e os traumas ocasionados pela ditadura civilmilitar. Lara de Lemos apresenta uma literatura atemporal e seu esquecimento se deve ao fato de como as mulheres ainda não são destacadas no meio cultural e editorial. Nesse sentido, realizar pesquisas acerca de sua autoria, além de tornar visível a escrita de Lara de Lemos, reforça a importância de se recuperar literaturas de autoria das mulheres de diferentes épocas para que suas expressões sejam rememoradas.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo analiza la escritura política de Lara de Lemos a partir de textos poéticos, narrativas — cuentos — y ensayos, así como la recepción a través de la crítica literaria, en periódicos y correspondencia, con el objetivo de resaltar su producción y problematizar cuestiones como la visibilidad para diferentes autores. Para mapear y definir la escritura política, fue necesario buscar significados de qué es la política y cuáles son las diferencias entre la política y la política misma. Se buscaron escritores de diferentes épocas como referentes teóricos, con el propósito de traer múltiples reflexiones, como Arendt (2002, 2008) quien aborda la política como un aspecto esencial para que una sociedad sea plural, provocando discusiones sobre las formaciones familiares y las reglas dentro de la misma. un territorio, entonces la forma en que decidimos los asuntos sociales nos hace políticos. Mouffe (2015) afirma que la política surge de crear espacios donde los seres políticos, con sus valores y creencias, debaten, se movilizan, se relacionan y chocan con lo social. Lo político surge de antagonismos, diferencias y conflictos en el espacio público. Al explorar estos aspectos de la política y la política, se constató cómo los hombres eran los principales agentes del espacio público, y cómo las mujeres necesitaban resistir y actuar, ya sea a través de organizaciones, escribiendo textos literarios, traducciones y artículos periodísticos o manifestaciones para que pudiesen ser escuchados y respetados, convirtiéndose en ciudadanos y agentes en el entorno público y, por lo tanto, político. Luego de analizar no solo la participación de las mujeres en un contexto político, buscamos ver cómo encajan estos sesgos en la literatura en general y la de la autoría femenina, develando diferencias y problematizando etiquetas — “autoría femenina” como algo limitante, porque no todas las mujeres se identifican como femenino y “autoría de la mujer” como refuerzo para su ingreso y permanencia en el medio cultural y académico. Para estos análisis fue fundamental una base teórica de autores como Candido (2006), Perrot (2005) entre otros y otros. Finalmente, se verificaron las razones que hacen política la escritura de Lara de Lemos y, como metodología, se indagó en los archivos y sus producciones, destacando la importancia de su escritura, especialmente en el período de la dictadura cívico-militar. También, cómo el medio cultural recibió la escritura de Lara. Se encontró que la escritura política de Lemos está en cómo el escritor aborda temas de la condición humana, como el dolor, el amor, la añoranza; la condición de mujer, como las limitaciones y silenciamientos que puede traer el matrimonio; y cómo preocuparse por cuestiones colectivas, como las desigualdades económicas, las guerras y conflictos mundiales, y el trauma causado por la dictadura cívico-militar. Lara de Lemos presenta una literatura atemporal y su olvido se debe a que la mujer aún no se destaca en el ambiente editorial, por ello, realizar investigaciones sobre su autoría visibiliza la escritura de Lara, además, la importancia de recuperar literaturas de autoría femenina. de diferentes épocas para que sus expresiones sean recordadas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLemos, Lara de, 1925-pt_BR
dc.subjectGéneroen
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectDictaduraes
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleA escrita política de Lara de Lemos: entre poéticas e recepçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143891pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record