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dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorAragón, Rosanept_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:50:33Zpt_BR
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242095pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como principal objetivo investigar a questão da construção do conhecimento, sob a perspectiva da abstração refletidora, de crianças em interação com o computador, durante seu processo de alfabetização. E como objetivo complementar, verificar se o uso do computador interfere no processo de construção do conhecimento, no sentido de favorecer as abstrações e consequentemente, as mudanças nos níveis conceituais. Para isso foram enfocados dois temas: a conceituação da língua escrita (natural e artificial) e a construção do espaço métrico. Através de provas cognitivas (percepção estereognóstica, representação do sistema posicional numérico e conceituação da escrita) foram selecionadas seis crianças frequentadoras da primeira série do primeiro grau em uma escola de periferia. cada sujeito realizou, em média 30 sessões de interação com o computador, durante um período aproximado de sete meses. Esta interação foi orientada pelo método clínico piagetiano. Os dados levantados durante as sessões foram registrados em protocolos de observação. No decorrer das sessões foi possível verificar regularidades que permitiram categorizar fases de desenvolvimento da conceituação da escrita e da construção do espaço métrico. Os resultados apontam para a existência de solidariedade entre esses desenvolvimentos, cuja evolução foi vista sempre pela ótica da abstração refletidora. Comparando-se os resultados das provas de competência cognitiva, (aplicadas antes, durante e ao final do estudo) das crianças que interagiram com o computador (Grupo do estudo) com as crianças da mesma turma que não interagiram (Grupo de comparação), ficou evidenciado que esta interação interfere favoravelmente nas mudanças de níveis relativas a já citada competência cognitiva. A interação das crianças com o microcomputador permitiu a manipulação da representação do conhecimento, favorecendo trocas simbolicas. Essa interação levou os sujeitos, pela comparação de diferentes possibilidades de representar seu conhecimento e pela formulação e testagem de suas "hipóteses", a refletir sobre a sua produção, consuzindo-a da abstração pseudo-empírica à abstração reflexiva, aparecendo claramente a construção do processo de abstração refletidora.pt_BR
dc.description.abstractCet étude a par objet principal celui d'investiguer la question de construire la connaissance sur la perspective de l"abstracation réfléchissante des enfants en interaction avec le computateur, pendant le procédé de l'alphabétisation. Et, par objet complementaire, celui de vérifier si l'usage de le computateur intervient sur le procédé de la construction de la connaissance en favorisant les abstractions et, en conséquence, les changements dans les niveaux conceptuels. Pour cela, on a enfoqué deux sujets: la conceptuation de la langue écrite (naturelle et artificielle) et la construction de l'espace métrique. A travers des épreuves cognitives (perception estéreognostique, représentation du systéme positionel numérique et de la conceptualisation de la langue écrite) on a fait de la sélection de six enfants qui coursaient la premiere année du premier degré dans école de la périphérie. Chaque sujet a réalizé, en moyenne, trinta sessions d'interaction avec le computateur, pendant sept mois. Cette interactions a été orienté par la méthode clinique et par celle de Piaget. Les donnés quêtés pendant ces sessious ont été registrés dans des fiches d'observation. On peut vérifier, pendant ces sessions, des régularités qui ont permis de faire la catégorisations des phases de développment de la conceptuation de la langue écrite et de la construction de l'espace métrique. Les résultats ont indiqué l'existence de la solidarieté parmi ces développments, laquelle évolution a été vue, toujours, par l'optique de l'abstraction réfléchissante. En faisant un paralléle des épreuves de la compétence cognitive (qui ont été apliqués d'abord, pendant e à la fin des études) des enfants qui ont interagi avec le computateur (groupe d'etude) avec le résultat des enfants qui n'ont pas interagi (groupe de comparaison), a resté évidente que cette interaction interfere favorablement dans les échanges des niveaux relatifs à la compétence cognitive déjà citée. L'interaction des enfants avec le computateur a permis la manipulation de la représentation de la connaissance, en faveur des changements symboliques. par la comparaison des différentes possibilités de représentation de la connaissance para la formulation des "hypotheses", cette interaction a porté les sujets à réflechir sur leur production, en la portant de l"abstraction réflechir sur leur production, en la portant de l"abstraction réfléhie, ce qui fait apparaitre clairement le procédé de l'abstraction réfléchissante.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e informáticapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLOGOpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleAs abstrações na construção da língua escrita e do espaço métrico na interação com o computador, durante o processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000009605pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1989pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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