Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFeldens, Maria das Graças Furtadopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa dept_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:51:12Zpt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242131pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como temática central a questão da formação de professores para a atuação na área da orientação sexual de estudantes adolescentes. A análise desta problemática está circunscrita à prática pedagógica desenvolvida pelo Curso de Formação de Orientadores Sexuais do "Projeto: Orientação Sexual a Alunos Adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre". As informações pertinentes à investigação são buscadas, principalmente, através da "observação participante" , estratégia de pesquisa que é direcionada para a compreensão da organização curricular do curso de capacitação, nas suas dimensões de "conteúdos de ensino" e "modos de ensinar". Os resultados do estudo mostram que o curso de formação investigado revela-se como uma proposta inovadora no âmbito da educação de professores, caracterizada por, dentre outros, estes aspectos: a definição da sua organização curricular envolve todos os sujeitos da ação educativa; a capacitação docente é compreendida como um processo de formação global da pessoa; o curso investe na formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos; a ação educativa destaca o processo de "ação-reflexão-ação" como preparação do educador para a realidade da prática pedagógica; o curso opta por uma formação "em situação"; no contexto da capacitação são estabelecidos espaços de formação mútua através da troca de experiências vividas na prática. O estudo demonstra, ainda, que o projeto investigado apresenta implicações no estabelecimento de um novo modelo de formação de educadores e de um novo perfil de educador.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleSexualidade na escola pública : limites e possibilidades da educação de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000093967pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1994pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem