Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaludo, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorKlacewicz, Ana Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T04:48:59Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242232pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho disserta sobre processos de criação, nos quais um texto narrativo de caráter ficcional, intitulado Cora decide dançar…, que apresenta algumas personagens inspiradas em artistas com diferentes métodos de composição coreográfica, é entendido como um disparador imaginativo para a criação cênica. A alusão ao título do texto literário, trocando dançar por coreografar, nesta pesquisa remete aos modos de viabilizar a experimentação cênica e coreográfica, que inicialmente se alicerçava no conceito de protagonismo infantil. Com mudanças provocadas pelo necessário distanciamento social, causadas pela pandemia de Covid-19, o olhar e o objetivo da pesquisa se deslocaram do protagonismo das crianças em processos de criação para a conduta da professora. Explorando ideias e discussões acerca do protagonismo docente e discente, da educação pelo sensível e pela experiência, o estudo chega na elaboração de um jogo de composição coreográfica inspirado na estrutura dos RPG ‘s, Role Playing Games. Além de explorar as características de um jogo clássico e detalhar como o jogo de composição coreográfica pode ser jogado, a dissertação apresenta possibilidades de seu uso em diferentes cenários educativos na tentativa de provocar o estado criativo em todos que participam dele, inclusive do docente que o conduz, o que nesta pesquisa foi denominado de estado arteiro.pt_BR
dc.description.abstractThis work discourses about creation processes, in which a narrative text of fictional character, entitled “Cora decides to dance…”, that presents some characters inspired in artists with different methods of choreographic creation, is understood as an imaginative trigger for the performing creation. The allusion to the title of the literary text, exchanging “dance” to “choreograph”, in this research refers to the ways of making viable the performing and choreographic experimentation, that initially was founded on the concept of the infant as a protagonist. With the changes provoked by the necessary social distancing, caused by the Covid-19 pandemic, the view and the goal of the research were dislocated from the infant as a protagonist in creation processes to the teacher’s conduct. Exploring ideas and discussions about teaching and student body leading roles, the education through sensitivity and experience, the study comes to the elaboration of a choreographic composition game inspired in the structure of RPGs, Role Playing Games. Besides exploring the characteristics of a classic game and detailing how the choreographic composition game can be played, the dissertation presents possibilities of its use in different educational scenarios in the attempt of provoking the creativity state in all of those who take part in it, including the teacher who guides it, which in this research was named crafty state.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcesso de criação : Teatropt_BR
dc.subjectPerforming artsen
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectChoreographic compositionen
dc.subjectGameen
dc.subjectComposição coreográficapt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCora decide coreografar : arteirices e literatura em jogo de composição coreográficapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145157pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples