Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVanz, Fiama Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T04:49:16Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242260pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação é fruto das demandas da pandemia do Covid-19 que acelerou de forma exponencial a implementação de ferramentas digitais para o exercício de atividades sociais, profissionais e acadêmicas. Partindo de tal cenário, este trabalho tem o objetivo central de estabelecer relações entre ferramentas digitais e aprendizagem de línguas on-line através da sistematização de orientações para a análise, escolha e aplicação profícua de ferramentas digitais nas aulas de línguas, a fim de qualificar os planejamentos didáticos dos professores e as experiências de linguagem dos estudantes. Toma-se como pressupostos teóricos o Círculo de Bakhtin, estabelecendo relações com multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, MOURA, 2012), concepção de língua-cultura (MENDES, 2014; KRAMSCH, 2017), ensinoaprendizagem de línguas no ambiente on-line (MESKILL; ANTHONY, 2010; BULLA, 2014), tarefas pedagógicas (BULLA; GARGIULO; SCHLATTER, 2009; BULLA; LEMOS; SCHLATTER, 2012), ferramentas digitais (DIAS, 2012; RABELLO, 2019; REIS; GOMES, 2014, 2019; ROSELL-AGUILAR, 2017) e metodologias ativas (MORAN, 2018; BACICH, 2018). A partir de tais perspectivas, busca-se (a) refletir teoricamente sobre o uso de ferramentas digitais, atrelado a uma concepção de língua como prática social baseada nos gêneros do discurso; (b) sistematizar um conjunto de orientações que possam subsidiar a análise, escolha e uso de ferramentas digitais nas aulas de línguas; (c) descrever as potencialidades, restrições e implicações educacionais de algumas ferramentas digitais e (d) contribuir para a formação de professores on-line. Considerando a importância da inter-relação entre tecnologias digitais, tarefa e atividade pedagógica, objetivos pedagógicos planejados e ações sociais previstas (BULLA, 2014; BULLA; SCHULZ, 2020), foi realizada a análise e o redesign de tarefas de um curso on-line de Português como Língua Adicional (PLA) no âmbito do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da UFRGS. Em diálogo com a literatura revisada, o processo analítico reforça a importância de pelo menos oito aspectos para a análise de ferramentas digitais visando ao ensino de línguas, a saber: interface, acesso, recursos, contexto, gêneros discursivos, interação e interlocução, produção e feedback. Cada aspecto foi desdobrado em questionamentos com o intuito de guiar o professor ao longo da análise de ferramentas. A partir dessa sistematização, busca-se contribuir para a formação de professores, fomentando relações positivas entre educador e tecnologias e incentivando a apropriação crítica e informada de recursos tecnológicos.pt_BR
dc.description.abstractThis research is the result of the demands of the Covid-19 pandemic that has exponentially accelerated the implementation of digital tools for the exercise of social, professional, and academic activities. Based on such scenario, this paper aims to establish relationships between digital tools and online language learning through the organization of guidelines for the analysis, selection and fruitful application of digital tools in language classes, in order to qualify teachers' didactic planning and students' language experiences. It considers as theoretical assumptions the Bakhtin Circle, establishing relations with multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, MOURA, 2012), language-culture conception (MENDES, 2014; KRAMSCH, 2017), language teaching-learning in the online environment (MESKILL; ANTHONY, 2010; BULLA, 2014), pedagogical tasks (BULLA; GARGIULO; SCHLATTER, 2009; BULLA; LEMOS; SCHLATTER, 2012), digital tools (RABELLO, 2019; DIAS, 2012; REIS; GOMES, 2014, 2019; ROSELL-AGUILAR, 2017), and active methodologies (MORAN, 2018; BACICH, 2018). From such perspectives, this research seeks to (a) reflect theoretically on the use of digital tools, linked to a conception of language as a social practice based on speech genres; (b) systematize a set of guidelines that can support the analysis and choice of digital tools, as well as the pedagogical practice of teachers who intend to incorporate such tools in language classes; (c) to describe the potentials, restrictions and educational implications of some digital tools; and (d) to contribute to teacher training concerning the critical and informed selection of digital tools and the use of technologies for online language education. Considering the importance of the interrelationship between digital technologies, pedagogical task and activity, planned pedagogical goals, and expected social actions (BULLA, 2014; BULLA; SCHULZ, 2020), the analysis and redesign of tasks of an online Portuguese as an Additional Language (PLA) course was carried out in the scope of the Portuguese for Foreigners Program (PPE) at UFRGS. In dialog with the literature reviewed, the analytical process reinforces the importance of at least eight aspects for the analysis of digital tools for language teaching, which are: interface, access, resources, context, speech genres, interaction and interlocution, production, and feedback Each aspect was outlined in questions in order to guide the teacher through the analysis of the tool. From this organization, we seek to contribute to the teacher’s development, fostering positive relationships between educators and technologies, and encouraging the critical appropriation of technological resources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital toolsen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLanguage teaching-learningen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectOnline learningen
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectTechnologies in educationen
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleFerramentas digitais no ensino-aprendizagem de línguas online: orientações para análise, seleção e inserção em práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145267pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples