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dc.contributor.advisorSilva Triviños, Augusto Nibaldopt_BR
dc.contributor.authorBraga, Ana Maria e Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T04:48:42Zpt_BR
dc.date.issued1987pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242583pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertaçfio nos propusemos a estudar a relação teoria-prática-participação, a partir da reformulação dos currículos dos Cursos de Agronomia e de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Primeiramente contextualizamos a elaboração dos novos projetos curriculares dos cursos em questão, descrevendo a metodologia utilizada, seus pressupostos teóricos e o processo de como se desenvolveu esta elaboração até o início de sua implantação. As questões de pesquisa motivaram a busca de uma nova abordagem teórica da relação teoria-prática-participação, em que o espírito crítico, a independência na tomada de decisões e a integração de conhecimentos adquiridos sao tomados como instrumentos da redefinição do conteúdo social dos currículos e das suas relações com a sociedade. Consta também do trabalho uma descrição dos procedimentos estatísticos utilizados e de entrevistas realizadas, que possibilitaram a contextualização geral da população pesquisada e o conhecimento dos conteúdos de discurso e posicionamentos. Tomamos como ponto de referência, para desenvolvermos a relação teoria-prática-participação, o estágio curricular, como expressão da desarticulação entre ensino teórico-ensino prático-participação e da reprodução da desarticulação do ensino (teoria) com a prática da mudança (participação no contexto) e como possibilidade para a mudança, via estratégias alternativas de ação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at investigating the theory-practice-participation relationship in the rearrangement of curricula for Agriculture and Veterinary Medicine courses at Federal University of Rio Grande do Sul. Firstly the new projects of rearranging curricula are defined in their context, with the description of the methodology followed their theoretical foundation, the process developed in conceiving them and the first steps in application. Then, research issues have led to a new theoretical approach of the theory-practice-participation relationship which has been based upon critical perspective, autonomy in the process of decision making and integration of knowledge. These features are taken as the cornerstones for redefining the social content of the curricula and their links with Society as a whole. Methodology included statistical procedures and interviews which provided information about the target population in respect to discourse content and points of view. The theory-practice-participation relashionship has been focused on from the perspective of the last phase of the courses. This period has been taken as: disconnection element between theoretical teaching - practical teaching - participation; manifestation of the reproduction of disjointed teaching (theory) and practice in changing (participation in the social context); feasibility of changing, via alternative action strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCurso de Agronomiapt_BR
dc.subjectCurso de Medicina Veterináriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.titleCurrículo e participação : o caso das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000151538pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1987pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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