Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Evandropt_BR
dc.contributor.authorMotta, Jean Felipept_BR
dc.date.accessioned2022-07-19T04:46:33Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243130pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se inscreve no debate do ensino de sociologia e o uso de TICs, em especial de grupos de turma no WhatsApp, como afetam o processo de ensino aprendizagem e a relação educador-educando. Buscando debater os limites dos efeitos do uso dos grupos, bem como o processo de aprendizagem na formação de um senso crítico do educador-educando. O trabalho é um estudo de caso, foi realizado entre agosto de 2018 e novembro de 2019, na EMEM Emílio Meyer, através do programa piloto de Residência Pedagógica da Licenciatura em Ciências Sociais. Para tal empreendimento o trabalho tem como referencial e aporte teórico conceitos advindos da antropologia da cibercultura, teoria ator-rede, paralelos com teorias clássicas da antropologia e cibernética, além de interface com a educação. A metodologia adotada compreende uma etnografia no espaço escolar (como o laboratório de informática e sala de aula) e nos ambientes digitais (redes sociais). Destaca-se como uso central para descrição os cadernos de campo, em face a falha parcial da proposta do uso dos grupos de turma no WhatsApp e adoção de uma abordagem mais tradicional no processo de ensino-aprendizagem. Nesses cruzamentos, o trabalho busca trazer reflexões sobre as possíveis contradições e afetações contextuais dessa falha de uso.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is part of the debate on the teaching of sociology and the use of ICTs, especially in WhatsApp class groups, as they affect the teaching-learning process and the educator-student relationship. Seeking to debate the limits of the effects of the use of groups, as well as the learning process in the formation of a critical sense of the educator-student. The work is a case study, it was carried out between August 2018 and November 2019, at EMEM Emílio Meyer, through the pilot program of Pedagogical Residency of the Degree in Social Sciences. For such an undertaking, the work has concepts of reference from the anthropology of cyberculture, actor-network theory, parallels with classical theories of anthropology and cybernetics, as well as an interface with education. The methodology adopted comprises an ethnography in the school space (such as the computer lab and classroom) and in digital environments (social networks). Field notebooks stand out as a central use for description, given the partial failure of the proposal to use class groups on WhatsApp and the adoption of a more traditional approach in the teaching-learning process. In these crossings, the work seeks to bring reflections on the possible contradictions and contextual affectations of this failure to use.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnthropology of educationen
dc.subjectAntropologia da educaçãopt_BR
dc.subjectCybercultureen
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectCase studyen
dc.subjectICTsen
dc.subjectWhatsAppen
dc.titleReflexões do digital : o WPP e a sala de aula – um estudo de caso na Emem Emílio Meyerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145260pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples