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dc.contributor.advisorCamini, Patríciapt_BR
dc.contributor.authorPires, Helena Carolina Martinspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T04:48:51Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243179pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa objetivou mapear e analisar espaços de sala de aula e outros espaços educacionais internos, destinados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da rede privada do município de Porto Alegre. Buscou-se por regularidades e raridades entre os itens e configurações dos espaços. A partir de busca em sites de 32 escolas, a pesquisa escolheu 07 que apresentavam fotos de salas de aula de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, entre essas escolas, 05 foram escolhidas para análise dos seus outros espaços educacionais internos. Além das fotos, o material empírico é composto por transcrição de entrevista semiestruturada, realizada online, com professora atuante em uma das escolas que a pesquisa identificou apresentar espaços educacionais internos mais flexíveis. A análise desse material empírico foi realizada por meio da análise temática de conteúdo. O referencial teórico conta com contribuições de autores como Vickery, Baeta, Pedro, Oblinger e Forneiro. Como resultados, a pesquisa apontou: 1) a maioria dos espaços de sala de aula ainda se apresenta de forma configurada para metodologias mais transmissivas do que colaborativas; 2) os espaços compartilhados entre as diferentes turmas da escola, como laboratórios e bibliotecas, são mais abertos a novas configurações espaciais para promover o corpo em movimento, a exploração do espaço e a dialogicidade; 3) a professora entrevistada relaciona os outros espaços educacionais da escola em que atua, identificados como mais abertos à flexibilidade de reconfiguração, à produção de fatos novos, que rompem com as ações de rotina da sala de aula. A partir do presente estudo, foi possível concluir que grande parte da inovação apresentada pelas escolas se encontra nos espaços disponibilizados para que as crianças utilizem de forma esporádica, ou seja, salas com espaços mais amplos e que permitem maior deslocamento, além de materiais interessantes e que facilitam o aprendizado aparecerem em salas específicas e laboratórios. Esses resultados sugerem pensar: de que outras formas poderiam ser organizados os espaços das salas de aula de Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A pesquisa sugere, por fim, o estudo do formato de organização das salas de aula em zonas de trabalho colaborativas, indicado pela pesquisadora portuguesa Neuza Pedro.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectOrganização escolarpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.title"A sala de aula é sempre a mesma por mais que tu botes um cartaz diferente todos os dias" : espaços para anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede privada do município de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145686pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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