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dc.contributor.advisorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorTrevisan, Murilo Fraccanabbiapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T04:54:43Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/245321pt_BR
dc.description.abstractAdmitindo que a capacidade de abstração do estudante é essencial em processos de aprendizado, ferramentas que minimizem o esforço necessário para a realização dessa tarefa podem contribuir para a melhora no desempenho do aluno em sala de aula. O presente trabalho busca investigar formas de uma apropriação da tecnologia de Realidade Aumentada como ferramenta no auxílio do ensino de Geografia e seus aspectos históricos, pela tridimensionalização de mapas bidimensionais, através de contribuições da área do conhecimento da Visualização da Informação. No decorrer do texto, são apresentados conceitos da tecnologia e do campo de estudo, bem como usos e requisitos para tal, além de maneiras de explorar suas características com objetivos educacionais. Inicialmente, montou-se um método híbrido que buscasse, em métodos base, características projetuais específicas para cada necessidade do trabalho. Após as etapas de pesquisa, encaminhamento e definição da proposta, iniciaram-se os processos de geração de alternativas, que, após selecionadas e refinadas, compuseram um modelo de aplicativo para smartphones como solução projetual. Construiu-se um protótipo funcional do mesmo, o qual foi submetido a verificações requisituais e avaliações heurísticas, resultando em aprimoramentos do sistema. Ao fim, constatou-se a potencialidade da tecnologia, aplicada como ferramenta de visualização e manipulação de dados, em cumprir o propósito educacional específico.pt_BR
dc.description.abstractAssuming that the student's capacity for abstraction is essential in learning processes, tools that minimize the effort required to perform this task can contribute to improving student performance in the classroom. The present work seeks to investigate ways of appropriating Augmented Reality technology as a tool to aid in the teaching of Geography and its historical aspects, by the three-dimensionalization of two-dimensional maps, through contributions from the domain of Information Visualization. Throughout the text, concepts of technology and the field of study are presented, as well as uses and requirements for such, besides ways to explore their characteristics for educational purposes. Initially, a hybrid method was set up that sought, in base methods, specific design characteristics for each work need. After the stages of research, forwarding and definition of the proposal, the processes of generating alternatives began, which, after being selected and refined, composed an application model for smartphones as a design solution. In the end, a functional prototype of the same was built, which was submitted to requirement checks and heuristic evaluations, resulting in improvements of the system. In the end, the potential of technology to fulfill the specific educational purpose, applied as a tool for visualization and manipulation of data, was verified.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign visualpt_BR
dc.subjectVisual designen
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectAugmented realityen
dc.subjectMapas geográficospt_BR
dc.subjectGeographic mapsen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.titleTridimensionalização de mapas 2D por realidade aumentadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145738pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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