Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorBica, Tamirys Claudinopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-26T04:40:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/245526pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho acadêmico baseia-se em um estudo de caso feito durante o período de estágio obrigatório em uma Escola de Ensino Médio - EJA, na zona Leste de Porto Alegre. Neste estudo foram observadas duas estudantes transgênero, pelo período de um ano, descrevendo suas interações com colegas, com a instituição escolar, com os professores, com os funcionários e como as questões de gênero englobam essas relações. Desta maneira busca-se compreender como à heteronormatividade se faz presente nas relações e nos conflitos destas personagens no âmbito escolar. O estudo fora realizado a partir de leituras e conceitos obtidos principalmente das autoras Judith Butler e Guacira Lopes Louro, referências no estudo das questões de gênero.pt_BR
dc.description.abstractThis academic work is based on a case study carried out into the internship at a School of High School - EJA, in the East zone of Porto Alegre city. In this study two transgender students were observed for a period of one year, describing their interactions with colleagues, the school institution, teachers, employees and how gender issues encompass these relationships. In this way it is sought to understand how heteronormativity is present in the relationships and conflicts of these characters in the school context. The study was based on readings and concepts obtained mainly from the authors Judith Butler, Guacira Lopes Louro, references in the study of gender issues.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransgêneropt_BR
dc.subjectTransgenderen
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectHeteronormativityen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectAbjectionen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.titleSociologia no ensino médio : heteronormatividade no âmbito escolar, um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145777pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples