Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmidt, Benito Bissopt_BR
dc.contributor.authorRoliano, Matheus Zambiasipt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T04:44:01Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246466pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se configura como a junção de questões teóricas envolvendo a escrita da história e o fazer docente na educação básica, portanto está localizado na união entre a teoria e metodologia da história e o ensino de história. Objetiva explorar a relação entre as diferentes possibilidades de interpretar o passado, no âmbito teórico, enfatizando a relação possível entre a análise macro e micro dos seres humanos no tempo pretérito. A problematização de escalas de análise é direcionada para a prática docente, com ênfase na oralidade e na performance, e objetiva a construção de histórias a serem contadas para alunos e alunas do ensino médio em forma de pequenos contos. Essa construção faz parte de um trabalho que envolve três gêneros de escrita em conjunto: o literário, o biográfico e o histórico. Para isso, considera-se a biografia como gênero central permeada por história e literatura de forma que sua compreensão seja híbrida; e busca-se utilizá-la através de criações autorais chamadas de historietas biográficas, que são estórias sobre alguns personagens no tempo. Tais personagens foram pensados a partir do tema geral proposto no currículo de turmas do segundo ano do ensino médio da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, no caso, a Idade Moderna. Essas historietas biográficas são utilizadas como maneiras de iniciar assuntos históricos em sala de aula, fixando com isso seres no tempo para trazer a atenção discente e também para, ao mesmo tempo, povoar o passado, “dar-lhe gente”, para ressaltar a importância de humanizá-lo destacando seus sujeitos como construtores de suas próprias realidades, não totalmente determinados pelo seu tempo, mas também não totalmente livres. Além da análise da prática, no presente trabalho há a análise de uma coleção de livros didáticos de Ciências Humanas do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2021 para o ensino médio. Nessa análise se busca pensar na forma como as narrativas de vida estão presentes nos livros utilizados em sala de aula, em específico na coleção analisada.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is configured as the junction of theoretical issues involving the writing of history and teaching in basic education, therefore it is located in the union between the theory and methodology of history and the teaching of history. It aims to explore the relationship between the different possibilities of interpreting the past, in the theoretical scope, emphasizing the possible relationship between the macro and micro analysis of human beings in the past. The problematization of scales of analysis is directed to the teaching practice, with an emphasis on orality and performance, aiming at the construction of stories to be told to high school students in the form of short stories. This construction is part of a work that involves three genres of writing together: the literary, the biographical and the historical. For this, biography is considered as a central genre permeated by history and literature, so that its understanding is hybrid; and we seek to use it through authorial creations called biographical historietas, which are stories about some historical characters in time. Such characters were thought from the general theme proposed in the curriculum of classes of the second year of highschool of the State Network of Rio Grande do Sul (Brazil), in this case, we work on Modern Age. These biographical historietas are used as ways of initiating historical subjects in the classroom, thereby fixing human beings in time to bring student attention and also to, at the same time, populate the past, “give it people”, to emphasize the importance to humanize it, highlighting its agents as builders of their own reality, not totally determined by their time, but also not totally free. In addition to the analysis of this practice, in the present work there is an analysis of a collection of Human Sciences textbooks from the PNLD (National Textbook Program) 2021 for high school. In this analysis we seek to think about the way in which life narratives are present in the textbooks used in the classroom , specifically in the analyzed collection.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectBiographyen
dc.subjectTeoria da históriapt_BR
dc.subjectHistory Teachingen
dc.subjectTheory And Methodology of Historyen
dc.subjectMetodologia da históriapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectTextbooken
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.titleCausos no tempo: historietas biográficas em aulas de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001147144pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples