Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorSant'Ana, Alvino Alvespt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T04:47:26Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2179-426Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246986pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, investigamos as dissertações que tratam de modelagem matemática apresentadas em um Mestrado Profissional, entre os anos 2007 e 2020. Para tal, foi realizada uma Análise Textual Discursiva, com corpus constituído por dezesseis resumos de dissertações, e são apresentadas duas categorias: Ambiente Crítico, composta pelas unidades de análise Ambientes de Aprendizagem, Crítica e Reflexão e Comunidade de Atuação; e Compartilhamento de Responsabilidades, composta pelas unidades de análise Autonomia e Papel do Professor. As duas categorias são entrelaçadas pelas concepções de modelagem matemática assumidas pelos autores das dissertações, bem como por suas vivências no Mestrado Profissional, o que é visto como um impacto na Escola Básica da formação desenvolvida pelo Programa.pt_BR
dc.description.abstractIn this work we investigate the dissertations that deal with Mathematical Modeling presented in a Professional Masters Course, between the years 2007 and 2020. To this end, a discursive textual analysis was performed, with a corpus consisting of 16 dissert ation abstracts and two categories are presented: Critical Environment , comprising the units of analysis Learning Environments , Criticism and Reflection and Community of Action ; and Sharing Responsibilities , made up of the Autonomy and Teacher Role analysi s units. The two categories are intertwined by the conceptions of Mathematical Modeling assumed by the authors of the dissertations, as well as for their experiences in the Program, which is seen as an impact on the Basic School of the training developed b y the Program.en
dc.description.abstractEn este trabajo investigamos las disertaciones que versan sobre modelación matemática presentadas en una Maestría Profesional en Enseñanza de las Matemáticas, entre los años 2007 y 2020. Para ello, se realizó un análisis textual discursivo, con un corpus c ompuesto por 16 resúmenes de disertaciones y se presentan dos categorías: Ambiente Crítico , integrado por las unidades de análisis Ambientes de Aprendizaje , Crítica y Reflexión y Comunidad de Acción ; y Responsabilidades Compartidas , compuesta por las unidades de análisis Autonomía y Rol del Docente . Las dos categorías se entrelazan por los conceptos de modelación matemática asumidos por los autores de las disertaciones, así como por sus experiencias en el Programa, lo que se percibe como un impacto en la Escuela Básica de la formación desarrollada por el Programa .es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (2022), p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectAnálise textualpt_BR
dc.subjectDiscursive textual analysisen
dc.subjectProfessional mastersen
dc.subjectMestrado profissionalpt_BR
dc.subjectCritical environmenten
dc.subjectSharing of responsibilitieses
dc.subjectModelación matemáticaes
dc.subjectAnálisis textual discursivoes
dc.subjectMaestría profesionales
dc.subjectAmbiente críticoes
dc.subjectResponsabilidades compartidases
dc.titleModelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissionalpt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling in professional master's dissertations en
dc.title.alternativeModelación matemática en las disertaciones de una maestría profesional es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001147446pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples