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dc.contributor.advisorKindel, Andreaspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Gabriela Schuck dept_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T04:48:54Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/247100pt_BR
dc.description.abstractOs impactos das rodovias atingem diretamente as aves, sendo as taxas das fatalidades por colisões veiculares elevadas. Porém, mitigações para esse grupo faunístico ainda são incipientes. A dificuldade para criar estratégias de redução de fatalidades é provavelmente devido às possíveis inúmeras causas das mortes e pela grande heterogeneidade taxonômica e funcional que abrange o grupo. Em meu trabalho utilizei 779 registros de fatalidades de aves coletados em duas rodovias do Rio Grande do Sul e explorei, por meio de modelos ponderados, as relações de variáveis espaciais com a abundância de fatalidades. Também demonstrei a necessidade de separar os registros de fatalidades em conjuntos organizados por características comportamentais das aves em relação à rodovia. Aves que não possuem o comportamento de utilizar com frequência a rodovia estão relacionadas apenas com a paisagem no entorno do segmento, enquanto as aves que utilizam as estruturas da rodovia possuem relações tanto com a paisagem quanto com as características da rodovia. A compreensão das relações das variáveis em uma escala mais detalhada e dentro da área de influência da rodovia possibilita o planejamento de ações de mitigação para a diminuição das fatalidades.pt_BR
dc.description.abstractRoads have a significant impact on birds, with high rates of fatalities from animal-vehicle collisions. However, mitigations for this group are incipient. Probably, the difficulty in creating strategies to reduce fatalities is due to many possible causes of mortality and the high taxonomic and functional heterogeneity of birds. In this work, I used 779 bird fatality records collected on two highways in Rio Grande do Sul. I explored the relationships between spatial variables and fatalities abundance using weighted generalized linear models. Also, I demonstrated the need to split the fatality records into sets that are organized by behavioral characteristics of the birds in relation to the highway. Birds that do not use frequently the highway are only related to the landscape surrounding the highway. Whereas the birds that usually are on highway structures have relationships with the surrounding landscape and the characteristics of the highway. Understanding the variable's relationship on a more detailed scale and within the highway's area of influence allow us to plan mitigation actions to reduce fatalities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEcologia de rodoviaspt_BR
dc.subjectBird behavioren
dc.subjectCobertura vegetalpt_BR
dc.subjectBird-vehicle collisionsen
dc.subjectComportamento animalpt_BR
dc.titleFatores espaciais associados às fatalidades de aves em rodoviaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGonçalves, Larissa Oliveirapt_BR
dc.identifier.nrb001142784pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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