Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaixeta, Eline Maria Moura Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSales, Emanuel Belisário da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2010-07-22T04:19:05Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24765pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da análise da estrutura e da espacialidade na obra de Mies van der Rohe. O objetivo é identificar sistemas e estratégias estruturais diversas ao longo do seu trabalho e entender sua relação com a evolução da concepção espacial de suas obras. Adotou-se como referência para esta análise dois períodos da carreira de Mies: o Período Europeu, de 1906 a 1938, e o Período Americano de 1938 a 1968, nos quais foram identificadas respectivamente quatro fases estruturais, conforme os sistemas estruturais e espaciais utilizados. A investigação centrou-se em quatro obras de referência do arquiteto: o Pavilhão de Barcelona (1928-29), o Crown Hall (1950), o Edifício Seagram (1954) e a Neuegalerie (1968). Compreendendo que o elemento poético da obra do arquiteto, aquele a partir do qual se articulam estrutura e espacialidade, é a tectônica, buscou-se analisar as convergências entre concepção espacial e estrutural e a tectônica destas obras. O resultado mostra que Mies van der Rohe, através de sessenta anos de ensaios e pesquisas estruturais e espaciais, consegue nas décadas de 1950-60 chegar à essência da sua obra: a estrutura como meio ordenador espacial do edifício.pt
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the structure and spatial characteristics on Mies van der Rohe´s work. The goal is to identify many structural strategies and systems throughout Rohe's work in order to understand their relationship with his spatial conception evolution. Two periods of Rohe's career were adopted as reference for this analysis: the European period, from 1906 to 1938, and the American period, from 1938 to 1968. In these periods, four structural stages were identified according to the structural and spatial systems used. The investigation focused on four of his key works: Barcelona Pavilion (1928), Crown Hall (1950), Seagram Building (1954) and Neuegalerie (1968).Understanding that the poetic element within the architect´s work - that from which structural and spatial concepts articulate - is its tectonic element, it was developed here the analysis of the convergence between the space and structural conceptions and the tectonics of the cited works. The dissertation finds that Mies van der Rohe - after 60 years of attempts, and structural spatial researches - achieved, during the 50s and 60s , the essence of his work: the structure as the spatial organizer of the building.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMies van der Rohe, Ludwig, 1886-1969pt_BR
dc.subjectStructureen
dc.subjectSpatialityen
dc.subjectArquitetospt_BR
dc.subjectEstruturaspt_BR
dc.subjectSpatial organizer mediumen
dc.subjectTectonicsen
dc.subjectSistemas estruturaispt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectDistribuição espacialpt_BR
dc.subjectEspaço arquitetônicopt_BR
dc.subjectTectônicapt_BR
dc.titleEstrutura e espacialidade na obra de Mies van der Rohept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000747792pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples