Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorSegat, Giovana Lazzarettipt_BR
dc.date.accessioned2022-08-21T04:39:41Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1678-8931pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/247683pt_BR
dc.description.abstractO Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame de proficiência brasileiro, aplicado desde 1998. Este artigo se propõe a ampliar o estudo realizado por Schoffen et al. (2018), que descreveu as tarefas já aplicadas na Parte Escrita do exame, categorizando-as por temática, esfera de atuação, propósito, relação e natureza da interlocução, gênero do discurso e suporte. Focalizamos a categoria gênero do discurso, tendo em vista a importância do gênero para o conceito de proficiência adotado pelo Celpe-Bras. O gênero carta/e-mail é o mais solicitado nas tarefas da Parte Escrita, tendo tido até hoje mais de três vezes o número de ocorrências do que o segundo gênero mais recorrente. A presente pesquisa buscou descrever as regularidades desse gênero em relação aos propósitos e relações de interlocução solicitados e propor subdivisões que contemplassem essas regularidades. Constatou-se que é possível refinar a proposta de Schoffen et al. (2018) pensando nas diversas práticas sociais em que o gênero carta/e-mail pode ser utilizado, e propõe-se que as cartas/e-mails solicitados na Parte Escrita do Celpe-Bras possam ser subdivididos em Carta/E-mail de Recomendação, Carta/E-mail de Solicitação, Carta/E-mail Pessoal e Carta/E-mail de Tomada de Posição. Além de ampliar a descrição do Celpe-Bras, este artigo também contribui para a preparação dos examinandos e para reflexões acerca do ensino de português como língua adicional, pois sistematiza informações relevantes sobre especificações do gênero e as ocorrências do gênero Carta/E-mail no exame.pt_BR
dc.description.abstractThe Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras) is the Brazilian proficiency exam, existing since 1998. This article aims to expand the study carried out by Schoffen et al (2018), which described the tasks already applied in the Written Part of the exam, categorizing them by theme, scope, purpose, relationship and nature of the interlocution, discourse genre and support. We focus on the discourse genre category, considering the importance of genre to the notion of proficiency adopted by Celpe-Bras. Letter/e-mail genre is the most recurrent in the tasks of the Written Part, having occurred more than three times than the second most recurrent genre. This research sought to describe the regularities of this genre in relation to the requested purposes and interlocution relations and to propose subdivisions that contemplate these regularities. We consider it is possible to refine the proposal by Schoffen et al. (2018) thinking about the different social practices in which the letter/e-mail genre can be used, and we propose that the letters/e-mails requested in the Written Part of Celpe-Bras can be subdivided into Letter/E-mail of Recommendation, Request Letter/E-mail, Personal Letter/E-mail and Position Letter/E-mail. In addition to expanding the description of Celpe-Bras, this article also contributes to the preparation of test takers and to reflections on the teaching of Portuguese as an Additional Language, as it systematizes relevant information about genre specifications and the occurrences of Letter/E-mail genre in the exam.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. Novo Hamburgo, RS. Vol. 18, n. 35 (set. 2020), p. 398-427pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProficiency assessmenten
dc.subjectExame Celpe-Braspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectDiscourse genreen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectPortuguese as an additional languageen
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectCartapt_BR
dc.subjectE-mailpt_BR
dc.titleO gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicionalpt_BR
dc.title.alternativeThe letter/e-mail genre in Celpe-Bras exam : reflections for preparing test takers and for teaching Portuguese as an additional languageen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001147996pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem