Show simple item record

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Fernanda Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Sônia Teresinha Duarte dept_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T04:56:36Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248355pt_BR
dc.description.abstractHistória e biografia narram grandes feitos de personagens de nosso país, nos auxiliam a com- preender o passado e contribuem para a construção de nossa identidade social. No entanto, a História do Brasil que conhecemos está incompleta por possibilitar o apagamento de outras culturas que formam o Brasil, como a cultura negra. É esta lacuna que obras como a Enciclo- pédia Negra buscam preencher. A arte contemporânea com base em projetos artísticos como este tem proporcionado reflexões sobre racismo e desigualdade, representatividade negra, arte e descolonização que nos permitem pensar numa sociedade mais diversa. A curadoria em ar- tes visuais tem importante relevância neste tema com suas pesquisas, produção de conheci- mento e gestão de atividades nas diversas instituições museológicas. A proposta deste projeto curatorial é a criação de um evento que envolva arte e literatura que nos possibilite a reflexão sobre questões que deveriam ser abordadas não apenas por pessoas negras, mas, com a socie- dade em geral. O ciclo de conferências Arte e Educação Antirracista, surge com a proposta de discutir com os autores da obra e pesquisadores convidados a relação entre produção do co- nhecimento - descolonização da História - discussão antirracista. As conferências contarão com a participação de 9 conferencistas e 8 mediadores que participarão das mesas de discus- são distribuídas em eixos. As inscrições para estes encontros serão gratuitas e pretende-se contar com um público de 300 inscritos. Serão convidados os autores da obra: Flávio dos San- tos Gomes, Lilia Moritz Schwarcz e Jaime Lauriano. Completando a lista de palestrantes foram selecionados Andreia Sousa da Silva, Erinaldo Dias Valério, Igor Simões, Izis Abreu, José Antônio dos Santos, Paulo Roberto Staudt Moreira. Para compor a equipe de moderado- res foram selecionados Cássia Daiane Macedo da Silveira, Claudia Daiane Garcia Molet, Eduardo Ferreira Veras, Jacqueline de Oliveira Mative, Liane Susan Muller, Lueci da Silva Silveira, Marcus Vinícius de Freitas Rosa, e Sherol Santos. Professores Doutores, Artistas e Bibliotecários que, em suas atividades profissionais contribuem com as discussões em torno da História e cultura Afro-brasileira. O público-alvo deste evento são os bibliotecários, pro- fessores, artistas, demais educadores, profissionais e estudantes comprometidos com uma sociedade plural e antirracista. Devido as medidas de contensão e prevenção a pandemia Co- vid-19, foram planejados 3 possíveis formatos de encontro: a) Presencial: será realizado na sala Nogueira do Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. b) Híbrido: os palestrantes serão conectados remotamente com o público presencial que estarão acomodados na sala Nogueira do Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. c) On-line: o evento neste formato será realizado totalmente virtual utilizando-se o siste- ma de web conferência Mconf. Foi dado ênfase aos personagens da obra naturais do Rio Grande do Sul ou que viveram no nosso Estado. Neste trabalho as biografias foram reunidas em grupos de assunto. Os encontros ocorreram de segunda a quinta feira, no turno da tarde, com duração de 90 minutos. Foram previstos 60 minutos para as palestras e 30 minutos para interação entre os participantes e os conferencistas. Materiais como a Enciclopédia Negra proporcionam muitas reflexões e práticas escritas e artísticas tais como o Ciclo de Conferências Arte e Educação Antirracista. Concluo o planejamento deste projeto curatorial com a certeza do poder da edu- cação na criação de um mundo que reconhece sua diversidade e luta pela igualdade na diferença.pt_BR
dc.description.abstractHistory and biography narrate great deeds of characters from our country, help us to unders- tand the past and contribute to the construction of our social identity. However, the History of Brazil as we know it is incomplete because it allows the erasure of other cultures that make up Brazil, such as black culture. It is this gap that works such as the Enciclopédia Negra seek to fill. Contemporary art based on artistic projects like this one has provided reflections on ra- cism and inequality, black representation, art and decolonization that allow us to think about a more diverse society. The curatorship in visual arts has important relevance in this theme with its research, production of knowledge and management of activities in the various museologi- cal institutions. The proposal of this curatori-al project is the creation of an event that involves art and literature that allows us to reflect on issues that should be addressed not only by black people, but with society in general. The cycle of conferences on Art and Anti-Racist Educa- tion comes up with the proposal to discuss with the authors of the work and invited resear- chers the relationship between knowledge production - decolonization of History - anti-racist discussion. The conferences will have the participation of 9 lecturers and 8 mediators who will participate in the discussion tables distributed in axes. Registration for these meetings will be free and it is intended to have an audience of 300 people. The authors of the work will be invited: Flávio dos Santos Gomes, Lilia Moritz Schwarcz and Jaime Lauriano. Completing the list of speakers were selected Andreia Sousa da Silva, Erinaldo Dias Valério, Igor Simões, Izis Abreu, José Antônio dos Santos, Paulo Roberto Staudt Moreira. To compose the team of moderators, Cássia Daiane Macedo da Silveira, Claudia Daiane Garcia Molet, Eduardo Fer- reira Veras, Jacqueline de Oliveira Mative, Liane Susan Muller, Lueci da Silva Silveira, Mar- cus Vinícius de Freitas Rosa, and Sherol dos Santos were selected. Professors Doctors, Artists and Librarians who, in their professional activities, contribute to discussions around Afro- Brazilian history and culture. The target audience of this event are librarians, teachers, artists, other educators, professionals and students committed to a plural and anti-racist society. Due to the measures to contain and prevent the Covid-19 pandemic, 3 different possible meeting formats were planned: a) In person: it will be held in the Nogueira room of the Cultural Cen- ter of the Federal University of Rio Grande do Sul. b) Hybrid: the speakers will be connected remotely with the face-to-face participants who will be accommodated in the Nogueira room at the Cultural Center of the Federal University of Rio Grande do Sul. c) On-line: the event in this format will be held completely virtual using the Mconf web conference system. Emphasis was given to characters from Rio Grande do Sul or who lived in our State, these biographies were gathered in subject groups. The meetings took place from Monday to Thursday, in the afternoon, lasting 90 minutes. 60 minutes were foreseen for the lectures and 30 minutes for interaction between the participants and the lecturers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArts decolonizationen
dc.subjectArte negrapt_BR
dc.subjectBlack protagonismen
dc.subjectProtagonismo negropt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectStructural racismen
dc.subjectRacismo estruturalpt_BR
dc.subjectMemory under constructionen
dc.subjectMemória culturalpt_BR
dc.titleCiclo de conferências arte e educação antirracista : conversas sobre o livro Enciclopédia Negrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001148761pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Práticas Curatoriaispt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record