Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Zen, Ana Mariapt_BR
dc.contributor.authorRemedi, Dênira Marizlene Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T04:56:47Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248525pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as estratégias de promoção de leitura promovidas pelo Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Projeto Arte de Ler. Inclui uma revisão de literatura em torno do tema leitura e de suas implicações como instrumento de ação pedagógica. Analisa o impacto das ações efetuadas pelo CERLIJ na implementação dos currículos. Discute as estratégias disponíveis para incentivar o gosto pela leitura. A abordagem da pesquisa é qualitativa, dando ênfase aos significados atribuídos pelos sujeitos à participação na experiência, sob a forma de um estudo de caso. Apresenta depoimentos dos professores e alunos das escolas e a análise de conteúdo dos relatórios gráfico visuais produzidos pelos alunos atendidos pelo Projeto. Conclui que os resultados obtidos pelo Projeto Arte de Ler para a inserção da leitura na vida dos alunos e professores das escolas públicas de Porto Alegre foram eficazes para desencadear o gosto pelo ato de ler e sugere a sua manutenção.pt_BR
dc.description.abstractThis work was realized with the objective to evaluate the strategies of promotion of reading promoted by the Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil of the Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, of the Project Arte de Ler. Includes a revision of literature on the subject of reading of resultant as instrument of act pedagogical. It analyzes the impact of actions effected by the CERLIJ in implementation of the curriculos. It argues the in use strategies to stimulate the taste for the reading. The approach from research is qualitative, giving emphasis to the significance assigned bristles subjects on the participation on experience, in the form of a study of case. Includes depositions of the teachers and pupils of the schools and it analyzes it of content of the reports grafic-visual produced for the pupils attendees of for the Project. It concludes the results obtained for the Project Arte de Ler for insertion of the reading in the life of the pupils and professors of the schools publics of Porto Alegre had been efficient to unchain the taste for the act to read and suggests its conservation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReading for pleasureen
dc.subjectIncentive to reading.en
dc.subjectFormation of the readersen
dc.titleA leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000548908pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples