Show simple item record

dc.contributor.advisorMaillard, Nicolas Brunopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Pedro Wachsmann Schanzer dept_BR
dc.date.accessioned2022-09-10T05:14:05Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248605pt_BR
dc.description.abstractNeste Trabalho de Conclusão de Curso serão abordados temas referentes ao ensino de computação no Ensino Básico. Com o intuito de fazer uma proposta de ensino acessível e replicável, foram feitas análises em modelos de ensino que já estão sendo implementados ao redor do mundo e no território nacional. Para isso, é feita a contextualização de problemas como escassez de profissionais de TI no mercado e falta de letramento digital, buscando como possível solução a implementação do complemento curricular de computação. Um estudo teórico sobre as pesquisas e metodologias de ensino de computação foi realizado para explorar conceitos e analisar a política de ensino de computação no mundo. A partir de entrevistas com figuras públicas da área no Brasil, serão introduzidas as atuais políticas nacionais para o Ensino Básico de computação com a exposição do componente curricular de computação. Para auxiliar na implementação desse currículo, metodologias e atividades serão apresentadas, concluindo com a exposição de oportunidades de implementação local e futuros campos de pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractIn this summary, topics related to the teaching of computation in schools will be ad dressed. In order to make an accessible and replicable teaching proposal, analyzes were carried out on teaching models that are already being implemented around the world and in the national territory. Problems such as shortage of IT professionals in the market and lack of digital literacy are contextualized, seeking the implementation of the curricu lar complement of computing as a possible solution. A theoretical study on research and teaching methodologies of computing was carried out to explore concepts and analyze the policy of teaching computing in the world. Based on interviews with public figures in the field in Brazil, the current national policies for K-12 Computer Education are introduced with the exposure of the curricular component of computing. To assist in the implemen tation of this curriculum, methodologies and activities are presented, concluding with the exposure of opportunities for local implementation and future fields of research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformática : Educaçãopt_BR
dc.subjectComputational thinkingen
dc.subjectAprendizado de tecnologiapt_BR
dc.subjectComputationen
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectDigital literacyen
dc.subjectTechnology learningen
dc.subjectEducationen
dc.titleEnsino da computação na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001149006pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record