Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)
dc.contributor.advisor | Silva, Lisandra Oliveira e | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Eduardo Daniel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T04:52:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248771 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho tem como objetivo compreender os conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, procurando entender/relacionar com o que é sugerido pela Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Quais conhecimentos são construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS e se há relação desses conhecimentos com a BNCC e com o RCG. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Análise de Documentos, Diários de Campo, Questionário com Perguntas Abertas e Fechadas e Trabalho Final da Disciplina Currículo e Planejamento na Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada com alunos(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS que já haviam realizado os Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os principais achados da pesquisa foram organizados e discutidos em três categorias de análise: Conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e suas relações com os Documentos Legais; Elaboração das aulas dos Estágios de Docência; A escolha dos conteúdos desenvolvidos nos Estágios de Docência e a Perspectiva dos(as) Estagiários(as) sobre esse processo. Com a realização desse Trabalho aponto como principais conclusões que: o currículo do curso de Licenciatura da ESEFID/UFRGS está compatível com o objetivo da Educação Física Escolar, que é inscrever os(as) alunos(as) na cultura corporal de movimento; o histórico/passado/experiências anteriores do(a) estagiário(a), relacionado à Educação Física, influencia na escolha dos temas abordados no Estágio de Docência; e que a falta de um planejamento da Escola, onde acontecem os Estágios, permite ao(à) estagiário(a) escolher o tema de sua preferência para ser desenvolvido nessa etapa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estágio de docência | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149345 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Educação Física (1114)