Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFrancisconi, Carlos Fernando de Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorLopes, Maria Helena Itaquipt_BR
dc.date.accessioned2022-09-13T04:52:51Zpt_BR
dc.date.issued1991pt_BR
dc.identifier.issn0102-2105pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248830pt_BR
dc.description.abstractO processo de avaliação é de importância vital para as instituições de ensino superior. Em se tratando de ensino médico, a responsabilidade no processo ainda é maior, pela repercussão social que advém do exercício profissional de médicos despreparados'para sua profissão. Os métodos de avaliação são distintos, e aplicáveis de acordo com os objetivos propostos. Consistem em testes objetivos, testes de escolha múltipla, avaliação por "check71ist': registro, simulações, avaliação objetiva estruturada de habilidades, exames orais, "pacientes instrutores" e revisões audiovisuais. A instituição deve definir o que avaliar, quando avaliar e como avaliar. Este processo, quando corretamente seguido, retroalimenta a instituição de ensino para definir se seu currículo é adequado e se manobras de correção se fazem necessárias. É feita uma revisão crítica das diferentes técnicas de avaliação objetiva em medicina, ressaltando-se as vantagens e desvantagens de cada uma delas.pt_BR
dc.description.abstractThe evaluation process is of critical importance for the universitary teaching institutions. When the teaching of medicine is concerned the responsibility envolved in such process is even more important for the social repercussion of less than adequate prepared physicians for their professional practices. According to the objectives that are proposed different evaluation methods must be used. The methods available are: objective tests, multiple choice tests, evaluation by check-list, record of clinical encounters, simulations, objective structured clinical examination, oral examinations, patient instructors, audiovisual reviews. What, how and when to evaluate must be defined by the institution. If this process is followed in an adequate way, it gives a feed-back to the teaching institution and provides it with accurate informations about the curriculum development and if corrections become necessary. A critical review is presented of the different objective evaluation technics in medicine; it is stressed the advantages and desadvantages of each one of them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amrigs. Porto Alegre. Vol. 2, n. 35 (abr./jun. 1991), p. 116-119pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedical evalutionen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAvaliação de programas e projetos de saúdept_BR
dc.subjectTeaching of medicineen
dc.titleAvaliação objetiva do ensino médicopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation objective in the medicai teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000061295pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples